Xógum: A Grandiosa História do Japão (Divulgação)

Créditos da imagem: Xógum: A Grandiosa História do Japão (Divulgação)

Séries e TV

Artigo

Deslealdade e astúcia marcam 3º episódio de Xógum: A Gloriosa História do Japão

Série traduz romance de James Clavell com gostinho de Vikings e Game of Thrones

Omelete
3 min de leitura
05.03.2024, às 15H04.

“Os inimigos estão por toda parte, os amigos, não”. O ensinamento de Yoshi Toranaga (Hiroyuki Sanada), citado por Mariko (Anna Sawai) no início do terceiro episódio, resume perfeitamente os eventos da desta semana de Xógum: A Gloriosa História do Japão. A série exibida pelos streamings da Disney mais uma vez mostrou que fez a lição de casa com Vikings e Game of Thrones e levou sua tensão política para um nível sangrento.

Após os católicos enviarem uma assassina profissional para matar o estrangeiro inglês protestante John Blackthorne (Cosmo Jarvis), a tensão sobre os ombros de Toranaga aumentou. Encurralado e com o pescoço na mira de seus inimigos, o astuto lorde japonês precisou agir. Com um plano arriscado, ele tirou o estrangeiro e a si próprio do palácio onde era um alvo fácil de Ishido (Takehiro Hira). Se disfarçando como a Daiyoin Iyo (Ako), ele se infiltrou na comitiva em direção ao porto para onde o estrangeiro seria levado.

Após escapar de duas revistas, tudo parecia correr bem com o plano até que as forças dos lordes católicos encurralaram a comitiva na floresta, causando grandes baixas. Para piorar a situação, as forças de Ishido, que auxiliavam na escolta, perceberam a infiltração de Toranaga na comitiva, fazendo com que o lorde tivesse que enfrentar um número ainda maior de inimigos.

Chegando ao porto, a situação não melhorou. Centenas de soldados encurralaram Toranaga e seus aliados enquanto eles desesperadamente tentavam chegar à baía, onde uma fileira de botes repletos de arqueiros o aguardavam para derrubar seu barco. Sem saída, restou apenas negociar com os padres portugueses que estavam prestes a deixar o porto. Apostando na corrupção dos religiosos, ele prometeu riquezas e a permissão para os católicos construírem uma igreja em Edo, a cidade mais promissora do país, hoje conhecida como Tóquio.

Além da passagem segura, Toranaga também pediu que a igreja persuadisse os lordes japoneses católicos para o apoiarem em vez de Ishido, mas isso custou ainda mais — e ele precisou abandonar Blackthorne. A cena que finaliza o clímax do episódio é justamente o inglês driblando os botes inimigos e alcançando a embarcação que levava Toranaga. Após o reencontro, ambos finalmente oficializaram uma aliança contra Ishido e os católicos, enquanto a deslealdade de Kashigi (Tadanobu Asano) nos eventos do segundo episódio era ignorada.

Com apenas três episódios, Xógum já mostrou a que veio. Em seu capítulo mais agitado até aqui, a série da Disney confirmou ser uma das produções mais promissoras do ano, caminhando para o sucesso em seus próximos sete episódios. A série vai ao ar todas as terças-feiras no Disney+ e Star+, com encerramento previsto para 23 de abril.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.