Séries e TV

Notícia

House of Cards foi referência para russos criarem mensagens anti-Hillary Clinton nas eleições americanas

Trabalhadores eram obrigados a assistir à série para entender problemas do país

16.10.2017, às 15H22.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

Costuma-se brincar que House of Cards pegou inspiração nos escândalos políticos brasileiros para elaborar suas tramas ano após ano. Porém, de acordo com apuração do jornalista do Yahoo Michael Isikoff, a série da Netflix serviu de referência para trolls de agência do governo russo criarem mensagens anti-Hillary Clinton nos comentários de portais como do New York Times e do Washington Post (via Deadline).

Identificado como Maksim, funcionário da Internet Research Agency da Rússia revelou que ele e os demais trabalhadores eram obrigados a assistir House of Cards em inglês para "saber os principais problemas dos Estados Unidos. Problemas com impostos, gays, minorias sexuais, armas." Assim, eles teriam mais propriedade para escrever sobre os escândalos familiar e dos e-mails da então candidata democrata à Presidência e influenciar os ânimos dos eleitores.

"O elemento House of Cards é novo. Não sabíamos disso antes", afirmou o jornalista, ressaltando que a série tem mais relação com o cenário político russo do que o americano. "Não temos evidência de grandes políticos americanos encomendando assassinatos de inimigos ou jornalista, que são coisas que acontecem na Rússia."

Com essa informação, Isikoff acredita que o esquema de influência russo é ainda mais elaborado do que se imaginava. No entanto, o jornalista fez questão de destacar que ainda não é possível definir como essas estratégias afetaram a eleição.

Um pouco mais tarde que nos anos anteriores, House of Cards retornou em 30 de maio pela Netflix, que também tem todas as temporadas completas em seu catálogo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.