Séries e TV

Lista

13 Reasons Why | 10 possíveis tramas para uma segunda temporada

Caso a Netflix renove a série, o que podemos esperar?

13.04.2017, às 10H00.
Atualizada em 13.04.2017, ÀS 13H45

Produzida pela cantora Selena Gomez e pelo ganhador do Oscar Tom McCarthy (Spotlight), 13 Reasons Why chegou à Netflix há menos de duas semanas – leia nossa crítica –, mas uma segunda temporada já ronda o imaginário dos espectadores. Jay Asher, autor do livro no qual a série foi baseada, disse que adoraria ver isso acontecendo. Mas caso seja renovada, o que podemos esperar?

[Cuidado com os spoilers!]

Os Porquês de Alex

No último episódio da primeira temporada, o diretor da Liberty High School revela que mais um aluno tentou se suicidar: Alex Standall, com um tiro na cabeça. Mas como toda história tem dois lados, quantos e quais teriam sido seus Porquês?

Clay e Skye

Escutar as 13 fitas de Hannah já foi uma jornada e tanto para Clay Jensen. Enquanto as investigava, no entanto, ele descobre que Skye, a garota que trabalha no café Monet’s, está se automutilando e pode ter o mesmo fim de Hannah. Então, ele decide tentar ajudá-la. A pergunta é: ele consegue? Como essa relação se desenvolveria?

O arsenal de armas de Tyler

Além de câmeras e flashes, Tyler Down, o stalker que fotografou Hannah às escondidas, tem um arsenal de armas de dar medo à sua disposição. E ele sofre bullying: uma combinação perigosíssima, que de tempos em tempos resulta em massacres por escolas nos Estados Unidos. Alguns espectadores chegaram até a teorizar que Tyler estaria marcando seus alvos através das fotos...

O estupro de Jessica

Assim como Hannah, Jessica Davis é mais uma das vítimas de estupro feita por Bryce Walker. Os últimos episódios mostram de forma genuína a dor e a indignação que a jovem enfrenta. Uma segunda temporada poderia mostrar como é viver com esse tipo de trauma. 

A sexualidade reprimida de Courtney

Temendo arruinar a reputação, Courtney Crimson reprime sua sexualidade ao longo de todos os 13 episódios. E só ela sabe o quão doloroso isso pode ser. Junto à continuação de seus conflitos, uma discussão mais ampla sobre o homosexualidade seria valiosa para uma segunda temporada.

Tony dirá a que veio?

Responsável por grandes incongruências da narrativa, Tony é um personagem subaproveitado que, mesmo com grande tempo de tela, não consegue dizer a que veio. Latino e gay, traz representatividade com inúmeras possibilidades de abordagem na história. 

A situação de Justin

O primeiro dos Porquês de Hannah, Justin Foley, não tem pai, a mãe é indiferente à sua existência e o padrasto é um ser violento e criminoso. Sua casa é um ambiente tão hostil que ele passa a maior parte do tempo na de Bryce – até se revoltar pelo amigo ter estuprado sua namorada. Fragilizado, sem amigos ou namorada e ainda com problemas familiares, o que será dele?

O julgamento dos Porquês

Inconformados com o trágico fim da filha, os pais de Hannah Baker investigam e descobrem seus 13 Porquês. Entretanto, as cenas de interrogatório dos últimos episódios não têm continuação. É uma das pontas soltas mais óbvias para serem exploradas em uma segunda temporada. Quem merece ser punido?

O que acontecerá à escola

Além dos jovens culpabilizados por Hannah, os Bakers também levaram à Justiça os responsáveis pela escola em que a filha estudava. O colégio, ao mesmo tempo em que pendurava cartazes de prevenção pelos corredores, desconhecia paredes impregnadas de ofensas nos banheiros. O que aconteceria à escola em um caso como esse?

 

Fio narrativo

Intercalando presente e passado, o fio narrativo de 13 Reasons Why é Clay Jensen e as fitas de Hannah. Uma estrutura de storytelling que funciona, mas que pode vir a acarretar problemas aos showrunners. Afinal, qual seria o fio narrativo de uma segunda temporada? 13 episódios com mais 13 Porquês de algum outro personagem? Ou 13 consequências para os 13 Porquês de Hannah?

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.