Avatar: O Último Mestre do Ar

Créditos da imagem: Netflix/Divulgação

Séries e TV

Lista

Avatar | Tramas que não podem faltar na 2ª temporada

Roteiristas terão que fazer várias escolhas criativas na adaptação

Omelete
5 min de leitura
Nico
12.03.2024, às 18H37.
Atualizada em 12.03.2024, ÀS 18H51

Com a segunda e a terceira temporadas de Avatar: O Último Mestre do Ar oficialmente confirmadas, já começam as especulações de como os roteiristas do live-action adaptarão os eventos do Livro Dois: Terra de Avatar: A Lenda de Aang. No primeiro ano, obviamente, a equipe liderada por Albert Kim precisou mudar e fundir algumas histórias para se encaixar no modelo da Netflix.

Como já se sabe, a segunda temporada da animação original tinha uma estrutura dramática mais linear que o Livro Um, com pouquíssimos fillers interferindo na trama principal. Assim sendo, muitas histórias precisarão ser encaixadas numa contagem menor de episódios, com algumas sendo completamente cortadas do novo ano. Pensando nisso, separamos algumas tramas que precisam ser recriadas — de um jeito ou de outro:

O que já é quase certo que será cortado

Avatar: A Lenda de Aang
Nickelodeon/Divulgação

Antes de mais nada, vamos falar das tramas que muito provavelmente ficarão de fora da segunda temporada, já tendo sido pelo menos mencionadas no primeiro ano live-action. A mais óbvia é o Túnel Secreto, que já foi explorado no mesmo episódio que Aang (Gordon Cormier) chegam a Omashu. O retorno da Equipe Avatar à cidade, que na animação mostra o reencontro do Avatar com Bumi (Utkarsh Ambudkar), também não deve acontecer em O Último Mestre do Ar, uma vez que o episódio serve para revelar que a queda do Rei Louco frente à Nação do Fogo. Na adaptação, Azula (Elizabeth Yu) termina a primeira temporada tomando Omashu, então dificilmente a série revisitará a trama.

A “visita” da Equipe Avatar ao Bosque Espiritual também deve ser cortada, uma vez que as visões de Katara (Kiiawentio) e Sokka (Ian Ousley) no Mundo Espiritual na primeira temporada já cumpriram este papel na adaptação. A aparição do espírito da sabedoria, Wan Shi Tong, no mundo espiritual também dá a entender que o personagem não reaparecerá em sua mística biblioteca — embora ela tenha certa importância no arco principal do Livro Dois.

Também podemos descartar o episódio dos Dias Perdidos do Appa, que, além de estar diretamente conectado à Biblioteca Espiritual, também exigiria um gasto gigantesco em efeitos visuais. Provavelmente, esta história paralela também ficará de fora, salvando toda uma geração do trauma de ver nosso Bisão Voador favorito sofrer abusos.

Dobradores do pântano

Avatar: A Lenda de Aang
Nickelodeon/Divulgação

Agora, voltando para as tramas que não podem faltar…

Os dobradores do pântano são descendentes dos primeiros dobradores de água da Tribo do Norte que atravessaram o mundo para se estabelecer no Polo Sul e acabaram ficando pela região pantanosa do Reino da Terra. Os descendentes desse povo desenvolveram a habilidade de dobrar a água dentro de cipós e alga, usando suas habilidades para defender o pântano, um dos locais mais espirituais do mundo humano. Embora sua participação na segunda temporada não seja imprescindível, sua existência torna o universo de Avatar muito mais rico e cheio.

O Último Mestre do Ar não precisa necessariamente passar pelo pântano para abordar seus dobradores, podendo incluí-los em outro momento da jornada de Aang e sua equipe, talvez cruzando com eles na travessia até Ba Sing Se. Pequenos coadjuvantes, eles ainda assim são uma adição preciosa à mitologia da franquia, e vale o esforço dos roteiristas para incluí-los no live-action.

Toph dobrando metal

Avatar: A Lenda de Aang
Nickelodeon/Divulgação

Toph é a maior dobradora de terra do mundo e em momento nenhum isso fica mais claro do que quando ela inventa a dobra de metal. Na animação, ela o faz para escapar de uma armadilha de Xin Fu e Yu e então aprisionar os dois. No live-action, o contexto pode até ser diferente, mas se a Bandida Cega não desenvolver essa habilidade, muitos fãs vão se rebelar.

Equipe Avatar descobre sobre o eclipse solar

Avatar: A Lenda de Aang
Nickelodeon/Divulgação

No fim do primeiro ano do live-action, o Senhor do Fogo Ozai (Daniel Dae Kim) descobre sobre o retorno do Cometa de Sozin, que aumenta exponencialmente a força dos dobradores de fogo. No entanto, essa não é a única descoberta celeste que os protagonistas fazem em A Lenda de Aang. Visitando a biblioteca espiritual de Wan Shi Tong, Sokka descobre que a Nação do Fogo perderá seus poderes durante um eclipse que acontecerá antes da próxima passagem do meteoro.

Após a descoberta, a Equipe Avatar corre para Ba Sing Se para convencer o Rei da Terra a juntar seu exército para atacar a Nação do Fogo no dia do eclipse e acabar com a guerra. Informar o monarca é um dos principais objetivos dos protagonistas no Livro Dois do desenho e os preparativos para o ataque formam o grosso da terceira temporada da animação. Assim, não é errado dizer que a trama é indispensável para a continuidade da série.

Zuko sozinho

Avatar: A Lenda de Aang
Nickelodeon/Divulgação

Perseguido pelo próprio povo e sem sua tripulação, Zuko (Dallas Liu) termina a primeira temporada do live-action na companhia apenas de seu tio. Na animação, o príncipe exilado, após choque com Iroh, decide seguir sua viagem sozinho e passa algumas semanas viajando pelo Reino da Terra sem ninguém.

Durante esse período, o espectador vê o início da redenção de Zuko, que defende civis oprimidos por soldados corruptos e relembra sua infância no palácio da Nação do Fogo. O episódio da animação ajuda a aprofundar a humanidade do príncipe, que aos poucos começa a descobrir seu próprio destino.

Guru Pathik

Avatar: A Lenda de Aang
Nickelodeon/Divulgação

Um sábio monge que cuida de Appa após o bisão voador fugir de mercadores que o sequestraram (e de um circo), o Guru Pathik ensina Aang a destravar seus chakras para poder entrar no Estado Avatar — momento em que ele incorpora toda a força e conhecimento de Avatares anteriores. É difícil dizer como essa trama pode se encaixar na temporada do live-action, mas, na animação, ela é essencial para o gancho deixado entre os Livros Dois e Três.

A produção segue a história de Aang (Gordon Cormier), uma criança destinada a dominar os quatro elementos (Água, Terra, Fogo e Ar) e trazer equilíbrio à terra de fantasia da saga.

O elenco de Avatar: O Último Mestre do Ar ainda conta com Kiawentiio, Ian Ousley, Dallas Liu, Paul Sun-Hyung Lee, Daniel Dae Kim e Elizabeth Yu. O showrunner é Albert Kim.

A série é inspirada na animação Avatar: A Lenda de Aang, que também contou sua história em três temporadas, exibidas entre 2005 e 2008. Mais tarde, a série ganhou a continuação A Lenda de Korra (2012-2014).

A primeira temporada de Avatar já está disponível na Netflix, que recentemente confirmou a renovação para a segunda e terceira temporadas.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.