Séries e TV

Artigo

Mindhunter | David Fincher cria suspense digno da sua marca na série da Netflix

Assistimos aos dois primeiros episódios da nova série

12.10.2017, às 12H21.
Atualizada em 12.10.2017, ÀS 13H18

Muitos dos assassinos e criminosos da história acabam glamurizados, conquistando uma legião de fãs que por vezes os seguiam, dando continuidade aos seus “legados” e até aprendendo com eles. A questão do anti-herói, da habilidade do ser humano de simpatizar com alguém que comete crimes hediondos, não é recente. Mas através da habilidade do audiovisual de criar histórias cativantes, nunca foi tão latente a compaixão por aqueles que causam o mau absoluto. Um bom exemplo disso é Dexter, o programa sobre o assassino em série que acabou encontrando uma desculpa para colocar o protagonista num novo patamar, diferenciando-o dos criminosos que ele mesmo matava.

Não há como não tentar compreender a mente de uma pessoa perturbada, que sofreu no passado, por vezes abusos da própria família, na intenção de explicar seus atos do presente. Algo a transformou no que ela é; ou, possivelmente, ela já tenha nascido assim. Essa é exata questão que Mindhunter, a nova produção de David Fincher para a Netflix, tenta cobrir. Acompanhando dois agentes do FBI no ano de 1979, a produção embarca no início da discussão sobre os assassinos em série que tanto assolavam os Estados Unidos à época na intenção de encontrar uma explicação para as hediondas mortes que aconteciam em pequenas cidades e não indicavam qualquer tipo de motivação pessoal do assassino.

Com dois episódios disponibilizados ao Omelete, já dá pra perceber como a série vai tratar do assunto da maneira mais honesta possível. O primeiro capítulo foca exclusivamente em explicar quem é Holden Ford (Jonathan Groff), o jovem agente especializado em negociação de reféns, porém extremamente interessado em psicologia. A ideia é que você entenda completamente quem é essa pessoa e quais são os seus objetivos, motivações e obstáculos. Ford é um rapaz completamente interessado em entender melhor a mente do criminoso e se mostra absolutamente disponível a fazer o que for necessário para atingir sua meta, mesmo que isso implique na perda de respeito de seus colegas de trabalho.

Por mais que pareça estranho e anti climático, esse primeiro episódio se prova extremamente necessário quando a motivação de Ford é introduzida no segundo capítulo. Ao ser agregado como assistente de Bill Tench (Holt McCallany), Ford enxerga uma nova oportunidade de dar continuidade aos seus estudos e ao ser apresentado a Ed Kemper (Cameron Britton, excelente no papel), começamos a entender de fato o que ele quer. Em uma época em que tudo precisava de um motivo concreto, as ações aparentemente desmotivadas e cautelosas dos potenciais serial killers atraiam a atenção do agente - mas eram também essas mesmas ações que faziam com que esses assassinos seguissem livres e impunes. Como é explicado em algum momento dessas primeiras duas horas, tudo tem um motivo - e ele era, na maioria das vezes, uma decepção amorosa, algum sério problema de trabalho ou qualquer razão mais palpável. Ninguém matava apenas por matar.

Sob o olhar de David Fincher, é possível prestar atenção nos detalhes e realmente focar no que Ford vê, entender o que se passa em sua mente. Detalhista e atencioso, o agente não perde tempo e segue para investigar o que realmente importa, mesmo que todos apontem o contrário. Afinal, “como antecipamos os loucos quando não sabemos como loucos pensam?” A frase, que aparece já no trailer, mostra como a teoria de Ford é consistente - principalmente quando ela é apoiada por Tench.

Investindo mais uma vez no gênero que bem conhece e entende, Fincher segue as linhas de Clube da Luta, Seven, Zodíaco, Garota Exemplar, Os Homens que Não Amavam as Mulheres e até A Rede Social para entregar um suspense que promete cativar e nos fazer envolver, mas dessa vez pelo herói em vez do anti-herói.

A primeira temporada de Mindhunter terá dez episódios e estreia em 13 de outubro na Netflix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.