Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Bran pode estar mais ligado aos White Walkers do que parece

Teoria aponta que os dois podem ser, no fundo, a mesma pessoa

04.09.2017, às 18H24.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Bran Stark (Isaac Hempstead Wright) passou por muita coisa em Game of Thrones - o rapaz foi empurrado de uma torre por Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau) e ficou paraplégico, escapou vivo da traição de Theon Greyjoy (Alfie Owen-Allen) em Winterfell, atravessou a Muralha, se tornou o Corvo de Três Olhos e escapou do exército de mortos -, mas pode ser que exista ainda em seu caminho algo muito maior. Uma das principais teorias para o oitavo e último ano da série liga o jovem Stark ao Rei da Noite de uma forma indissociável: segundo vários fãs, os dois seriam a mesma pessoa.

Mas como isso seria possível sem ignorar eventos exibidos na série? No episódio “The Door”, quinto episódio da sexta temporada, foi revelado em uma das visões de Bran do passado que os White Walkers foram uma criação dos Filhos da Floresta - acompanhado do antigo Corvo de Três Olhos (Max von Sydow), Bran viu Folha cravando uma lasca de vidro de dragão no peito do homem que viria a ser o primeiro dos monstros de gelo. O que os fãs especulam é que há uma diferença significativa entre o Rei da Noite e os demais White Walkers - e isso estaria ligado a Bran.

Há uma teoria discutida em fóruns online que acreditam que o rapaz fará mais três viagens temporais, além de todas que já fez até agora, para tentar parar os White Walkers. Na primeira, ele iria até Aerys Targaryen, o pai de Daenerys (Emilia Clarke) e tentaria fazer um alerta sobre o Rei da Noite e o exército de mortos. Assim como em sua viagem à Torre da Alegria, onde Ned Stark (Sean Bean) ouviu o filho chamando seu nome, mas não conseguiu vê-lo, o Rei Louco ouviria as advertências de Bran, mas sua voz faria com que ele enlouquecesse de vez. A frase “queimem todos”, famosa ordem de Aerys e motivo final para sua morte, seria fruto dos avisos de Bran sobre os White Walkers.

A segunda viagem tentando parar os White Walkers iria ainda mais longe no passado, levando o rapaz ao fim do período conhecido como Longa Noite. Bran tentaria ver como o Azor Ahai e seus homens conseguiram empurrar os White Walkers para as Terras de Sempre Inverno, mas acabaria chegando só ao fim do confronto. Antes de viajar, ele daria falta de uma coisa importante: a Muralha. Bran, então, lideraria a construção da fortaleza, revelando que ele e Brandon, o Construtor, seriam a mesma pessoa - ou, pelo menos, o jovem Corvo de Três Olhos usaria seus poderes de troca-peles no primeiro antepassado Stark.

A terceira, última e mais importante viagem teria como destino a criação dos monstros azuis pelos Filhos da Floresta. Em uma tentativa de impedir a criação dos White Walkers direto na raiz do problema, Bran usaria seu poder de troca-peles para invadir a cabeça do homem amarrado pelas criaturas, mas o tiro sairia pela culatra. O plano não ia como o esperado e ele acabaria aprisionado no corpo daquele homem para sempre, perdendo sua humanidade e somando seus poderes de Corvo de Três Olhos com a magia dos Filhos da Floresta - criando assim o Rei da Noite, uma versão superpoderosa dos White Walkers.

Os fãs que acreditam nessa teoria têm se baseado em possíveis indícios que Game of Thrones estaria dando desde já sobre a relação entre os dois. Uma delas está na própria aparência física. Há quem veja semelhança entre o rosto de Bran e o semblante do Rei da Noite. As roupas usadas por ambos na última temporada também são um fator para quem defende a teoria. Além disso, um símbolo que teria sido formado no último episódio pela multidão de mortos, visto por muitos como o lobo Stark, também seria um ponto a mais na história.

Contudo, vale pontuar que o próprio Isaac Hempstead Wright, o ator que vive Bran, já disse que não acredita muito na teoria, ainda que ache que, de fato, há pontos em comum entre o Corvo de Três Olhos e o Rei da Noite. “Acho menos que eles sejam a mesma pessoa e mais que são duas criaturas anciãs em Westeros”, disse o jovem em entrevista. “Talvez possamos pensar que esses são dois personagens com muito poder, mas um é um Frankenstein que é movido por nada além de ódio e violência. E temos Bran, que usa seus poderes para o bem”. Quem segue acreditando em algum tipo de variação dessa teoria se apoia na sugestão de que George R.R. Martin deu ao falar que o fim da série seria "agridoce". Um confronto mortal entre os ex-irmãos Jon Snow (Kit Harington) e Bran Stark deixaria muitos fãs com o coração na mão.

Game of Thrones ainda não tem data exata para voltar à HBO, mas a próxima temporada será a última.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.