HQ/Livros

Artigo

A Identidade Secreta dos Super-Heróis | Livro mostra a influência dos heróis na sociedade

Brian J. Robb, fala sobre a importância dos personagens na cultura e sua mudança ao longo do tempo

29.06.2017, às 16H18.
Atualizada em 29.06.2017, ÀS 18H06

Super-heróis tornaram-se ícones da cultura pop mundial com o passar dos anos. Eles começaram como pequenos gibis, rapidamente viraram propagandas de guerra e atualmente representam as maiores franquias cinematográficas do mundo. Por conta disso, o escritor Brian J. Robb estudou o crescimento desse fenômeno no livro A Identidade Secreta dos Super-Heróis – A História e as Origens dos Maiores Sucessos das HQs: do Superman aos Vingadores, que foi lançado no país pela editora Valentina.

Hoje o público tem acesso a diversos personagens com os mais diferentes poderes e história, mas todos só nasceram por conta de um dos maiores ícones dos quadrinhos. Em 1938, Jerry Siegel e Joe Shuster começaram uma revolução quando criaram o Superman, que estabeleceu características e parâmetros do que viria representar um herói com super poderes. “Ele foi o primeiro super-herói realmente significante a surgir nos quadrinhos, então seu nascimento deu origem a tudo que apareceu depois. Os heróis super poderosos que apareceram à partir do final dos anos 40 seguiram seu exemplo e eram aliens ou humanos mutantes. Tudo veio do Superman”, afirmou ao Omelete.

Robb explica que herói foi baseado em um famoso mito grego e os criadores procuraram adaptar as principais características de Hércules ao público do final dos anos 30. Isso fez com que outros autores usassem lendas antigas para criar seus heróis, sendo que a Mulher-Maravilha nasceu das Amazonas, o Flash seria uma reinvenção do velocista Hermes e o Batman é um herói mascarado baseado em Zorro e Robin Hood. Os heróis modernos lutariam pela verdade, justiça e um novo conceito: o estilo de vida americano, tornando-se, assim, uma máquina de propaganda durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre os anos 40 – época que os principais nomes da primeira onda de heróis estava estabelecida – até o fim da Guerra em 1945, as vendas de quadrinhos nos EUA triplicaram e isso deu espaço para diversas figuras patrióticas nascerem, como o Capitão América. “Ele apareceu pela primeira vez em dezembro de 1940, um ano antes de Pearl Harbor com a agora infame capa desenhada por Jack Kirby onde o Capitão aparece dando um soco em Adolf Hitler”, explicou.

A Guerra ajudou a começar a era dos heróis, mas o fim dela significou um declínio vertiginoso nas vendas. Com isso, as editoras tentaram explorar novas ideias o que apenas as levou a entrar em conflito com o governo americano e famosos psiquiatras da época. Eventualmente, foi decretado o Comics Code, uma espécie de censura nas histórias que as deixaram juvenis, inofensivas e simples durante os anos 50.

“Personagens como o Batman e a Mulher-Maravilha passaram a ser minuciosamente examinados pelo congresso dos EUA que queria culpar a delinquência juvenil nos heróis dos quadrinhos”, afirmou o escritor. Isso forçou autores a se reinventarem e o código seria brutal até os anos 60, quando uma nova revolução surgiu graças a Marvel

A Casa de Ideias transformou o modo que o público via super-heróis. Ao invés de seres especiais, eles viraram pessoas comuns e muitas vezes descobriam seus poderes por acidente, tornando a luta contra um crime um fardo tão grande quanto um dever. “Eles precisam lidar com problemas da vida real e com situações que raramente o Batman e Superman encontravam. Drogas e a contracultura passaram a ser discutidos nos quadrinhos da Marvel”.

Essas transformações colaboraram para o crescimento exponencial dos heróis e, a cada década, novas visões de personagens clássicos são apresentadas ao público, que ainda consegue enxergar a essência criada no início do século passado. Em seu livro, ele detalha o crescimento e evolução de cada um deles até se tornarem potências cinematográficas de Hollywood. Contudo, o autor ressalta que os quadrinhos ainda seguem como um catalizador e um representante das mudanças culturais. “Culturalmente, eles ajudaram a sociedade a se entender, fazendo com que transformações sociais se tornassem mais aceitas graças ao intermédio dos quadrinhos”, finalizou Robb.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.