Morre Trina Robbins, primeira mulher a desenhar a Mulher-Maravilha, aos 85

HQ/Livros

Notícia

Morre Trina Robbins, primeira mulher a desenhar a Mulher-Maravilha, aos 85

A artista também foi criadora da Vampirella

Omelete
1 min de leitura
11.04.2024, às 13H45.

Trina Robbins, a cartunista e artista conhecida por sua carreira de décadas no movimento underground e primeira mulher a desenhar a Mulher-Maravilha e criadora da Vampirella, faleceu aos 85 anos. A notícia foi dada na noite de quarta-feira (10), pela escritora de quadrinhos Gail Simone, que prestou homenagem a Robbins em uma postagem no Facebook (via ComicBook).

"Ela não foi apenas uma lendária criadora de quadrinhos, ela também foi uma das maiores historiadoras e pesquisadoras dos quadrinhos, e um guia para inúmeras meninas e mulheres que tinham dificuldade em acreditar que havia espaço para elas nesta forma de arte", escreveu Simone.

 A partir da década de 1970, Robbins se tornou uma das vozes femininas mais instrumentais do "underground comix", contribuindo ou editando uma série de antologias e artigos. Ela também foi uma prolífica defensora das mulheres nos quadrinhos e nos desenhos animados, publicando mais de meia dúzia de livros sobre o assunto.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.