Música

Artigo

Oasis | Há 25 anos banda se apresentava pela primeira vez em Manchester

Ouça playlist especial com algumas das principais músicas da carreira do Oasis

22.08.2016, às 16H57.
Atualizada em 22.08.2016, ÀS 17H24

Em 18 de agosto de 1991, a banda The Rain se apresentava pela primeira vez em Manchester. Nos vocais estava Liam Gallagher, convidado por outros membros do grupo para ser o vocalista da empreitada. Nessa noite, Noel, irmão mais velho, que já trabalhava com música - era roadie de um grupo da região - conseguiu um tempo para ver seu o caçula cantar. Ali, após ver essa apresentação, decidiu se juntar ao grupo, mas com a exigência de ser o novo compositor e, a partir daí, todas as mudanças levaram o Oasis a ser o que se tornou, uma das maiores bandas de rock da década de 90.

Mas afinal de contas o que o surgimento do Oasis mudou no mundo da música? Com um vocalista marrento, de voz nasalada, e responsável por um dos principais hinos da juventude da época, "Wonderwall", o grupo, desde o início, apresentou alguns dos principais ingredientes para figurar nas manchetes do mundo inteiro, não só pela música.

Com uma história regada a brigas entre os Gallagher, auto comparações com os Beatles - seus principais ídolos - e provocações à banda que disputava o primeiro lugar nos charts britânicos, o Blur, o Oasis chegou em um patamar que poucos grupos do mundo conseguiram alcançar: Uma das maiores bandas do mundo. Em artigo da The Economist falando sobre a data comemorativa, o autor comenta sobre a origem pobre dos irmãos, e compara com o Blur - formado por estudantes de classe média -. Esse fator, de acordo com o autor, ficava explícito nas letras e na proposta sonora de cada uma das bandas, com o Blur apostando em um som mais limpo, com músicas como "Coffe and TV", enquanto o Oasis tinha todo o seu barulho, ao vivo e nos discos, falando sobre "Cigarettes & Alcohol". Essas diferenças acabaram por levar o Oasis para horizontes mais amplos e até mesmo mais sentimentais do que seu "adversário", gerando algumas das faixas mais marcantes da década.

E claro, o sucesso do Oasis não aconteceu de um dia para o outro. Já que, até o lançamento do primeiro álbum, três anos se passaram No entanto, a repercussão do primeiro álbum, Definitely Maybe, 1993, foi grande, com o disco vendendo 15 milhões de cópias em todo mundo. Depois disso vieram dois álbuns bem recebidos por público e crítica, (What's the Story) Morning Glory?, de 1995; e Be Here Now, de 1997, que compõem a primeira trinca e são responsáveis por algumas das principais músicas do repertório da banda, como "Don´t Go Away", "Stand By Me", "Supersonic", "Live Forever", entre outros.

Com esses trabalhos, o Oasis conseguiu, não só o status de banda grande, mas também colocar em destaque a qualidade das letras de Noel, e melhorar o trabalho nas melodias e no acabamento de cada nova faixa, o que levou o rock britânico para toda uma nova geração de ouvintes. Após essa fase, as brigas entre os irmãos e os membros do grupo se tornaram mais frequentes, e a banda colocou no mercado Standing on the Shoulder of Giants, 2000, Heathen Chemistry, 2002, Don't Believe the Truth, 2005 e, por fim, Dig Out Your Soul, 2008. Todos, de certa forma, mais inconsistentes e irregulares do que os três primeiros, mas que também colaboraram para manter a banda em destaque durante o tempo.

Por fim, o Oasis mesmo com sua história de tabloide, conseguiu o seu lugar ao sol graças a uma soma de fatores que transformou os irmãos Gallagher em hitmakers, e que os impulsionou a ir além do convencional para dominar as rádios ao redor do mundo. Uma dupla que por meio da soma entre criatividade e sensibilidade deram um novo significado para o rock inglês e apresentaram para uma nova geração de adolescentes não só o valor das guitarras sujas, mas também de um pouco de alma na música.

Abaixo ouça algumas das principais músicas do grupo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.