Os heróis da saga Halo carecem de bons inimigos há algum tempo, tendo falhado em entregar um antagonista de respeito com o mal-aproveitado Didact de Halo 4 e o fraco Warden Eternal de Halo 5. Para reverter a situação em Halo Wars 2, a 343 Industries voltou-se aos Covenant, eternos oponentes de Master Chief, para criar a nova grande ameaça do universo.

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Mas os Banished, a facção que deve dar problemas à Spirit of Fire no game de estratégia, é bem diferente dos inimigos de Chief na trilogia original de Halo. Mais agressiva e perigosa, essa nova facção deixa de lado o aspecto religioso da cruzada dos Covenant para se dedicar a apenas um objetivo: o acúmulo de poder.

“Os Covenant são uma aliança de alienígenas que se despedaçou, com uma realeza de Elites perdendo o poder. Com esse vácuo, os Brutes tomaram o controle. E estão mais perigosos do que nunca”, conta o diretor de história Kevin Grace. “Eles sempre estiveram à sombra dos Elites, e agora querem seu espaço ao Sol.”

No comando dos Banished, está Atriox, um Brute que vai na contramão do arquétipo destes alienígenas e troca a força bruta pela inteligência na hora de lidar com seus oponentes. “Os Brutes eram o ‘músculo burro’ dos Covenant. Atriox é mais esperto que você”, ressalta Grace.

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Com acesso à tecnologia de fabricação e engenharia de toda o exército dos Covenant, Atriox também é o responsável por redesenhar os já conhecidos veículos da aliança. “O que um Brute gostaria de colocar em um tanque, ou em um Wraith? Pensamos em espinhos gigantescos, armaduras fortes. Os Brutes são brutais, lutam sempre na linha de frente. Queremos que quase tudo no jogo, visualmente, passe a sensação de que vai te machucar”, explica o diretor de arte Jeremy Cook.

Nessa busca por poder, o vilão quer tirar qualquer um que esteja em seu caminho - e isso inclui a Spirit of Fire. “A motivação dele é conquistar poder, controlar, a garantir que nunca será forçado a fazer algo como os Elites o forçaram”, diz Grace.