Filmes

Notícia

Festival de Cannes | François Ozon exibe suspense erótico frenético na competição

Marine Vacth e Jérémie Renier estrelam L'Amant Double

25.05.2017, às 20H51.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Desde o primeiro dia do septagésimo Festival de Cannes, um banner giratório tamanho GG adorna a orla da Croisette com o cartaz do thriller erótico L'Amant Double, um dos 19 concorrentes à Palma de Ouro. A sessão para a imprensa do novo longa de François Ozon (8 Mulheres) teve recepção calorosa à altura dessa expectativa.

Infalível campeão de bilheteria na França, com uma média de um longa-metragem de orçamento modesto (até € 3 milhões) por ano, Ozon viu seu suspense psiquiátrico receber um par de vaias também. O filme investe na cafonice - parece até um comercial de cueca Zorba em alguns momentos - mas eletriza por ter uma das edições mais frenéticas dos filmes comerciais aqui exibidos, com gosto de Brian De Palma, em seus tempos de Vestida para Matar (1980).

A protagonista de L'Amant Double, Chloé (Marine Vacth), é uma funcionário de um museu que busca a ajuda de um psiquiatra para parar de somatizar (como dor de estômago) suas angústias. Suas primeiras sessões com o Dr. Paul (o belga Jérémie Renier, em impecável atuação) são ótimas até que ele se apaixona por ela. O amor é mútuo e rende um namoro feliz... até ela saber que ele tem um irmão gêmeo sedutor.

Nas mostras paralelas, destaque para uma comédia africana vista na Quinzena dos Realizadores, e marcada por um perfil popular de concorrente a Oscar de filme estrangeiro: I Am Not a Witch. Filmado na Zâmbia pela estreante Rungano Nyoni, o longa segue os passos de uma menina de nove anos que todos acreditam ser uma bruxa. O prefeito de sua vila (o hilário Henry Phiri) tenta se aproveitar dos supostos poderes da garota. A sequência em que os dois vão a um programa de TV falar de feitiçaria é antológica.

Nesta sexta, Cannes recebe um de seus filmes mais esperados: In The Fade, do premiado diretor turco-alemão Fatih Akin, ganhador do Urso de Ouro por Contra a Parede (2004). No filme, Diane Kruger encarna uma viúva em busca de vingança. Cannes chega ao fim neste domingo, com sua entrega de prêmios.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.