Filmes

Notícia

Ex-funcionárias da produtora de Lars Von Trier denunciam cultura de assédio da empresa

Antigo CEO da empresa afirma que tem interesse em "testar limites"

13.11.2017, às 18H14.
Atualizada em 13.11.2017, ÀS 19H00

Nove ex-funcionárias do estúdio dinamarquês Zentropa, que tem entre os sócios o diretor Lars Von Trier, fizeram denúncias de assédio sexual e moral dentro da empresa. As vítimas relataram ao jornal Politiken que o ex-CEO Peter Aalbæk Jensen apalpava seus seios, gemia enquanto elas estavam ao telefone e, inclusive, pedia para que elas deitassem no seu colo para apanharem. Em eventos da empresa, ganhavam prêmios as trainees que se despissem mais rápido ou tivessem o maior pelo pubiano, que era medido no palco.

"Acho que todo mundo que foi funcionário da Zentropa foi exposto ou presenciou certas coisas. Tanto atos de assédio sexual, quanto de bullying. Tudo isso estava arraigado na cultura", afirmou Meta Louise Foldager Sørensen, que trabalhou como produtora em filmes como Melancolia.

Peter Aalbæk Jensen corroborou algumas das acusações, dizendo que são rituais recorrentes na Zentropa. Sobre outras, disse não se lembrar, mas que "provavelmente não aconteceram". "Digo isso: não tenho interesse em submissão ou degradação. Estou interessado em testar limites, especialmente onde há uma linha vermelha".

Ele, porém, assume que nem sempre agiu corretamente. "Houve diversos momentos em que passei do limite ou fui longe demais. E eu reconheço isso. Mas a questão é que ou você é um líder adorado ou não, e eu sou". Apesar da polêmica, Jensen não promete que seguirá as novas normas criadas pela Zentropa. "Minhas futuras ações revelarão se eu decidir seguir a nova política."

 

O atual CEO da empresa Anders Kjærhauge acredita que tais atos "não correspondem com a empresa que conheço".

Fundada no início dos anos 1990 por Lars Von Trier e Jensen, a Zentropa é uma das mais importantes produtoras da Dinamarca.

Assédio em Hollywood

O tema do assédio sexual em Hollywood voltou à tona após várias acusações contra o produtor Harvey Weinstein. Ele foi demitido de sua empresa, a The Weinsten Company e expulso da Academia do Oscar, que pretende ter um novo código de conduta após o caso - saiba mais. O Sindicato dos Produtores também baniu para sempre Harvey Weinstein da organização - saiba mais.

Mais recentemente, o ator Kevin Spacey, protagonista da série House of Cards, tem sido alvo de diversas acusações, que resultaram em sua demissão da Netflix - saiba mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.