Filmes

Notícia

A Múmia | "O maior desafio é a mudança de ritmo", diz dublador de Tom Cruise

Philippe Maia dá voz ao ator na versão brasileira

14.06.2017, às 16H35.
Atualizada em 14.06.2017, ÀS 17H02

Com uma arrecadação global estimada em US$ 175 milhões desde a sua estreia, A Múmia, novo projeto da Universal Pictures para reviver seus clássicos de monstros, também fala português, tendo em Philippe Maia a versão brasileira do eterno galã Tom Cruise.

Conhecido por ser muito perfeccionistaTom talvez seja o maior astro do cinema mundial, pelo tanto de carisma que tem, o que torna um desafio ainda maior dublá-lo. Só que em A Múmia, houve outro desafio ainda, em relação às mudanças de ritmo que o filme tem, sobretudo porque tem muita ação”, diz Maia, que mantém no YouTube com o colega Manolo Rey (a voz de Tobey Maguire) o canal Quem Dubla, no qual entrevista mestres de sua profissão.  

Na trama de A Múmia, Cruise vive Nick Morton, militar envolvido na descoberta dos restos mortais de uma nobre egípcia que aguardou milênios por uma vingança. “Você não encara um astro do gabarito de Tom com excelência se não tiver muita experiência. A interpretação tem que ser orgânica e eu sou um defensor do naturalismo na dublagem. Você não pode ter inflexões fabricadas previamente, tem que se deixar levar pela emoção da cena”, diz o ator.

Antes de Maia, quem dublava Cruise no Brasil, nos anos 1990, era Ricardo Schnetzer, voz nacional de Al Pacino Richard Gere. Mas isso mudou em 2002, com a chegada ao país do cult Vanilla Sky. A partir daí, Maia passou a dublar o astro com frequência, revezando-se com seu colega mais veterano .

Naquela época, eu trabalhava na VTI Rio e o Ricardo, de quem eu sou um grande fã, já não dublava mais naquele estúdio. Na ocasião, fizeram testes com todos os atores de lá e acabaram me escolhendo. Segui dublando lá. Chegou um momento em que outros estúdios começaram a me solicitar para dublar a voz de Tom. Ficou uma coisa dividida entre nós, o que é uma honra”, diz Maia, que já dublou o trailer do próximo filme de Cruise, previsto para estrear em agosto: Feito na América, cuja fotografia é de César Charlone, o mesmo de Cidade de Deus (2002).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.