Filmes

Entrevista

Star Wars: Os Últimos Jedi | Dublador brasileiro de Luke Skywalker se chama Jorge Lucas

Voz oficial de Ben Affleck no Brasil, ele elogia a maturidade de Mark Hammil no longa

14.12.2017, às 11H42.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Parece piada, mas o dublador brasileiro de Luke Skywalker no esperadíssimo Star Wars: Os Últimos Jedi chama-se Jorge Lucas. Sonoramente, ao menos, o ator carioca de 50 anos é xará do criador da franquia.

Voz oficial de Ben Affleck no Brasil há cerca de duas décadas, inclusive em Liga da Justiça, Jorge assume agora a tarefa de fazer Mark Hammil falar em português nas cópias não legendadas do longa-metragem de Rian Johnson. Nessa missão, há a responsabilidade de manter vivo um personagem que está no imaginário da cultura pop há 40 anos.

"Além da cobrança dos fãs e das exigências profissionais do produto em si, existe algo que transita na nossa, incluindo a minha própria, fantasia adolescente, por se tratar daquele que representa a Ordem Jedi desde o início de toda a saga", diz. "Ainda adolescente, fui aos cinemas ver os três primeiros filmes. Senti-me honrado e, antes e acima de tudo, com um enorme senso de dever para fazer o meu melhor diante de tanta responsabilidade. Afinal, fãs de antigas e sedentas gerações ansiavam pela volta de Luke Skywalker. Eu mesmo, confesso essa ânsia e isso se aplica aos novos fãs da série que, por vezes, nem sabiam da importância desse personagem no universo Jedi".

Rodado em locações na Irlanda e na Croácia, com cenas filmadas no Pinewood Studios, na Inglaterra, Os Últimos Jedi põe Skywalker diante de um oceano de dilemas, uma vez que sua paz é maculada pela aproximação da quase padawan Rey (Daisy Ridley), que precisa ser preparada para guerra contra o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis).

"Luke é o herói trágico típico, um Édipo intergaláctico às avessas, com uma gama de informações e sentimentos muito fortes", define Jorge, que foi um dos destaques da novela da Rede Globo A Lei do Amor, no papel de Miro. "Luke é o Príncipe Valente da era cibernética, aquele que tem a Força desenvolvida para a luz. E, apesar das décadas passadas, ele ainda carrega a dúvida, a falta até mesmo de crença na bondade do outro; ele ainda tem características humanas similares ao mesmo Luke Skywalker treinado pelo mestre Yoda, que não acreditava em si. Nada mais pop do que o ser humano".

Acostumado a dublar astros da TV e da telona, indo de David Duchovny em Arquivo X a Vin Diesel, Jorge percebe uma evolução na maneira de Hammil atuar neste novo longa. "Percebe-se que o tempo fez dele um ator mais conciso. O amadurecimento do ator e do personagem só fizeram bem à sua grande interpretação. A atuação é exata, mostrando o cansaço de tudo, a descrença em todos e, principalmente, as nuances do grande herói que ele é", pontua o dublador. "Seu modo de falar é tranquilo, valorizando o texto de forma precisa. Percebe-se o conhecimento do personagem por parte do ator e a direção detalhada e consciente do que obter de Hammil".

Daisy Ridley, Oscar IsaacAdam DriverJohn BoyegaLaura DernMark HamillBenicio Del Toro Carrie Fisher estão no elenco do Episódio VIII. Star Wars: Os Últimos Jedi chega aos cinemas em 14 de dezembro deste ano. Além de dirigir, Rian Johnson também é o roteirista do filme.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.