Filmes

Entrevista

"Ele é o ponto de lança no comando", diz intérprete de presidente do Brasil em La Cordillera

Conversamos com Leonardo Franco no Festival de Cannes

22.05.2017, às 20H09.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Mais esperado dos filmes latino-americanos escalados para o Festival de Cannes, em sua 70ª edição, e já encarado como um potencial concorrente do continente ao Oscar em 2018, La Cordillera, de Santiago Mitreestreia na Croisette nesta quarta (24), tendo o argentino Ricardo Darín no comando de um conclave de presidentes. Para dar vida aos líderes políticos da América Latina, o cineasta (premiado aqui em 2015 por Paulina) chamou a nata de atores hispânicos, como os chilenos Paulina García (de Glória) e Alfredo Castro (de O Clube), a argentina Dolores Fonzi (de Truman) e o espanhol radicado em solo mexicano Daniel Giménez Cacho (de Má Educação), além do americano Christian Slater (Mr. Robot). Para representar o Brasil, Mitre resolveu chamar um ator que é referência nas artes cênicas, tendo feito mais de 50 peças além de ser um dos sócios do Teatro Solar de Botafogo, no Rio: Leonardo Franco. Seu rosto viajou o mundo graças ao seriado Preamar, da HBO, do qual era o protagonista.

Você passa 30 anos fazendo teatro e um dia, sem esperar, o telefone toca... e vem um convite para contracenar com Darín”, disse Franco ao Omelete, explicando que vive em La Cordillera o presidente Moreira. “Ele é o ponta de lança no comando da assembleia que movimenta a trama”.

Referência mundial no cinema político desde que despontou para o estrelato com O Estudante (2011), Mitre narra em La Cordillera um conclave presidencial das Américas cuja discussão central envolve a exploração de petróleo. E no meio do debate, Blanco (Darín), o presidente argentino, vai encarar problemas pessoais e o assédio político de um emissário dos EUA vivido por Slater. Respeitado nos palcos por seu desempenho na premiada montagem de Traição (2008), de Harold PinterFranco diz que o Brasil será o alvo de uma virada de mesa nas negociações do filme.

É Moreira quem junta a todos para fundar uma exploradora de petróleo multinacional, mas todos vão se posicionando contra os interesses dele”, diz Franco, que integra o elenco da esperada superprodução nacional Polícia Federal – A Lei é Para Todos, sobre corrupção no país. “Mitre me chamou depois de ver Preamar, que foi um sucesso nos outros países latinos e me deu a chance de viver uma grande aventura”.     

Não houve projeções para a imprensa de filmes em concurso na noite desta segunda, pois o Palais des Festivals foi usado para uma homenagem ao diretor francês André Téchiné (de As Testemunhas), pelo conjunto de sua obra. O tributo incluiu a exibição do novo longa do cineasta: Anos Loucos, sobre um soldado que se veste de mulher para escapar do front. À tarde, entretanto, foi exibido, em concurso, o melhor trabalho de atriz do festival em sua mostra principal: The Day After, do coreano Hong Sangsoo (de Hahaha), estrelado por Kim Min-hee. Ela foi premiada com o Urso de Prata em Berlim, em fevereiro, por sua atuação em On The Beach At Night Alone, e pode repetir o efeito na Croisette por esta poética reflexão sobre os enganos nossos do dia a dia, rodada num preto e branco requintado. Na trama, ela é a jovem funcionária de uma editora que é confundida com a amante de seu chefe.

Só houve uma interpretação feminina mais elogiada do que a dela, mas está na mostra paralela Un Certain Regard: o trabalho da romana Jasmine Trinca em Fortunata, um drama de tintas cômicas dirigido pelo ator Sergio Castellitto. O enredo segue as peripécias de uma cabeleireira para driblar a pobreza, criar sua filha, fugir do ex violento e realizar seu sonho. Entre os homens, o trabalho mais comentado é o do francês Louis Garrel como o jovem cineasta Jean-Luc Godard em Le Redutable.

Cannes chega ao fim neste sábado (27) e os favoritos à Palma de Ouro até agora são 120 Batimentos Por Minuto, de Robin CampilloHappy End, de Michael Haneke; e The Square, de Ruben Ostlünd.      

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.