Filmes

Crítica

Michelle e Obama | Crítica

Filme sobre o primeiro encontro do presidente americano com sua esposa acerta nos protagonistas

08.12.2016, às 10H25.
Atualizada em 15.02.2017, ÀS 16H34

Barack Obama fez história em 2008 ao ser o primeiro negro eleito como presidente dos EUA. Porém, além de seu talento político, seu carisma e de sua família, em especial da esposa Michelle, chamaram a atenção da mídia e do público, acostumados com a figura sisuda de seu antecessor George W. Bush. É exatamente essa simpatia que Michelle e Obama (Southside With You), filme escrito e dirigido por Richard Tanne, tenta mostrar.

O longa é situado em 1989 e, ao invés de contar toda a história do casal, foca somente no primeiro encontro de ambos, quando ainda estavam no início de suas carreiras na área do direito. Parker Sawyers (que fez pequenos papéis em A Hora Mais Escura, Operação Sombra - Jack Ryan e Snowden) ficou responsável por interpretar o jovem com talento para discursos, enquanto Tika Sumpter (Policial em Apuros 2) incorporou Michelle Robinson. Ambos se saem muito bem em seus respectivos papéis, principalmente nos diálogos e na interação entre o casal.

O roteiro, inclusive, é um dos pontos fortes da produção, principalmente pelo fato de conseguir mostrar um pouco da personalidade de ambos em um tempo de história tão curto: Michelle trabalha na mesma empresa de advocacia que Obama e, exatamente por isso, tem receios de começar um romance. Ela sabe que pode ser julgada pelo relacionamento, principalmente pelo fato de ser uma mulher negra tentando conquistar seu espaço. Já Barack é um jovem tranquilo, que ri de forma fácil, mas consegue mostrar o talento para lidar com o interesse de um grupo de pessoas quando necessário.

Ao representar versões tão jovens do presidente americano e a primeira-dama, o filme acerta ao não fazer nenhuma menção à presidência, deixando tudo nas entrelinhas para quem já conhece a história dos dois. O foco é mostrar realmente qual é a base do relacionamento. É possível que alguém que não conheça a história veja o longa apenas como um bom filme romântico em cartaz.

O ponto negativo é a sensação de “perfeição demais” em relação ao casal. Como citado anteriormente, o filme tem pouco tempo dentro da história para passar sua mensagem e isso faz com que todos os diálogos sejam dotados de uma grande “moral da história”. É difícil imaginar que o encontro na vida real tenha sido desse jeito. Ainda assim, o filme carrega um brilho que é interessante para o público brasileiro, mas deve representar muito mais para grande parte da população americana, que passou a admirar Michelle e Obama nos últimos anos.

Nota do Crítico
Bom
Michelle e Obama
Southside With You
Michelle e Obama
Southside With You

Ano: 2016

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 83 min

Elenco: Tika Sumpter, Parker Sawyers, Vanessa Bell Calloway

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.