, , , , , , , , ,

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola
 Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola
(Regular)

Comédia

  • Estreia: 12 de Outubro de 2017
  • País / Ano de Produção: Brasil / 2016
  • Duração: 103 min.

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola | Crítica

Filme baseado no livro de Danilo Gentili é cheio de piadas sujas, mas tem mensagem rasa

Existe um termo conhecido chamado “jeitinho brasileiro”, que seria basicamente a capacidade da população do país em conseguir coisas sem muito esforço ou dedicação. Esse termo diz bastante sobre Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, comédia baseada no livro de Danilo Gentili, que também atua na produção.

A trama acompanha Pedro (Daniel Pimentel), um jovem que está prestes a terminar o ensino fundamental, sempre foi um bom aluno, mas agora não encontra mais motivação para estudar. Um dos motivos colocados pelo filme é de que o pai do garoto, que sempre se dedicou, tinha um bom emprego, etc., morreu há pouco tempo de um ataque do coração, dando a impressão de que todo o esforço foi em vão. Assim, Pedro e seu amigo Bernardo (Bruno Munhoz) procuram por um ex-aluno da escola que parece ter as dicas perfeitas para colar na prova final.

Começando pelos pontos positivos, o longa tem momentos realmente engraçados, principalmente graças à Carlos Villagrán, que faz o dedicado diretor Ademar, e Moacyr Franco, que interpreta o faxineiro louco da escola. É impossível não rir com o personagem, que representa aquele funcionário que não liga muito pra nada e parece estar presente em todas as escolas. Os protagonistas adolescentes também têm uma boa atuação, representando todas as decisões erradas e confusões dessa época da vida. Porém, a essência do humor de Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola é de piadas sujas e bobas. Enquanto uma plateia de adultos dá uma ou duas risadas, um grupo de adolescentes vai se divertir bastante.

O grande problema do filme é a sua mensagem questionável. Danilo Gentili usa seu personagem para dizer que não é preciso estudar, que a escola não define como será a sua vida adulta. Essa última parte não está completamente errada, afinal existem vários casos de pessoas que mudaram completamente depois de alguns anos e nem se reconhecem do tempo da juventude. Porém, o que acompanha essa mensagem no filme é o discurso de que você não precisa fazer o que te deixa deixar triste ou infeliz, de que a vida adulta é uma completa diversão, em que você faz apenas o que quer. O personagem de Gentili é o porta-voz e exemplo disso: alegando que ganhou um prêmio, ele vive rodeado de mulheres, tem um lindo apartamento e entra em festas aplicando o já citado “jeitinho”.

Porém, a maioria sabe que a vida não é totalmente curtição: todos precisam passar por momentos difíceis, seja um emprego que não gosta para conseguir comprar as coisas que quer, pegar ônibus lotado para juntar dinheiro para aquele carro, ou dormir pouco para fazer um curso que vai melhorar sua vida. Não há uma fórmula para o sucesso, de fato. Muitos que não terminaram a escola estão ricos, enquanto pós-graduados procuram emprego. Mas todas essas pessoas fizeram e fazem coisas que não gostam, porque isso é parte da vida e esse é o maior ensinamento da escola. O filme poderia ter se eximido ao não tentar passar mensagem nenhuma, apenas mostrando as peripécias dos jovens tentanto passar de ano. Mas os discursos (muitas vezes do próprio Gentili, outras vezes em narração do personagem Pedro) estabelecem que há sim um intuito do filme em passar algum "ensinamento".

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola é apenas uma comédia rasa com piadas sexuais e escatológicas que erra quando quer ser mais do que isso. Quem procura esse tipo de humor vai se divertir, do contrário, o filme não tem muito para oferecer.

Leia mais sobre Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola

outro defensor do audiovisual

Villagran e Moacyr Franco foram os melhores

para de reclamar e vai ver filme da kefera

bando de mimimi

Assisti ontem. Sou fã do Danilo Gentili mas tinha me recusado a ver no cinema por que usou a lei ruanet (audiovisual). E aí como já pagamos pelo filme, não tem pq ter "dupla cobrança". O Filme é bom em fotografia e pós produção. As transições de câmera são muito boas, iluminação tmb. Falha em algumas coisas. O Carlos Vilagran falou que faria curso de português antes de filmar, e pelo jeito foi o pior aluno da escola, pq não entedi 2% de todas as falas dele, e ele fala bastante no filme, outro ator no lugar dele com certeza seria bem melhor. São dois atores mirins. O mais gordinho com certeza é um péssimo ator, parece envergonhado e robótico em todas as falas. O Danilo tmb foi péssimo ator, todas as falas dele são bem falsas. O melhor ator disparado foi o Moacyr Franco. Fez o servente do colégio de forma MAESTRAL, merecia um prêmio, nem sabia que ele era tão bom ator. A história flui bem, fizeram uns cortes interessantes (a exemplo de quando o aluno é pego no deslize mostra direto na sala do diretor, sem as cenas deles sendo identificados etc). Ficou cansativo em alguns poucos momentos. Usaram muito a trilha sonora pra corrigir imperfeições (ritmos de festa quando os atores pareciam pouco empolgados, etc). Mas em geral o filme não é ruim, ele traz um divertimento.. Daria nota 6/10. Recomendo!

Bosta pq citei um fato que discorda totalmente da opinião do crítico? Baba ovo é foda...

eu gostei achei divertido pra caramba e melhor que muita comédia ai

Omelete querendo cuspir regra. "Com o politicamente correto" Lamentavel. Como se um filme de comedia tivesse q passar uma mensagem profunda. È um filme pra rir, não pra educar p.

sou adolescente e adorei o filme, é isso que queremos, tudo é mimimi hoje em dia

Tudo bem criticar o filme pelas piadas forçadas, sexuais e sem graça Mas sério? Criticar um filme de humor pois "passa uma ilusão da vida adulta"? É um filme de humor, não tem que condizer com a realidade

o filme é pra rir porra ,não é pra ser exemplo

so no brasil filme de zuira tem q dar bom exemplo e filme sobre escravidaõ tem q ser feito por negro ,aqui tudo é mimimi

O Omelete ainda foi bonzinho em dar duas estrelas para um filme tão tosco, sem graça e medíocre. Nem uma pessoa com problemas mentais conseguiria gostar dessa bizarrisse.

kkkkkkk...ai ai..."não sei argumentar então vou chamar os outros de racista, fascista, homofóbico...". Típico dos idiotas úteis.

Poxa minha amiga, fiquei imaginando como é que a pessoa pode querer criticar um filme se ao menos o assistiu, como você mesma disse?! Basear-se na opinião de outros para formular uma crítica, não se preocupando nem em formar uma opinião própria, parece que não é apenas o filme que é um mal exemplo para sua filha, rs. Fora que antes de sua inteligentíssima crítica, você não se deu ao trabalho nem de consultar a classificação indicativa do filme, no caso de 14 anos. você não concorda que ao ignorar a classificação do filme você está assumindo a responsabilidade pelo que o seu filho verá e entenderá sobre a mensagem do filme. Mas imagino que a senhora não sabia da classificação do filme, afinal a pesquisa e busca por por fatos não parecem integrantes de suas virtudes.

Vc pelo menos leu o nome do filme, viu a capa? viu o trailer? não da pra dizer que não sabia como seria o tipo de humor do filme, esse estilo de filme não agrade geral mesmo, isso é fato, só assiste quem curte esse estilo de humor, quem não curte não pode alegar ignorância evidencias de como é o filme estão em todas as partes.

É ridículo vc querer que um filme de humor besteirol seja exemplo de vida para adolescentes ou adultos. A intenção do filme não é retratar a vida real, é simplesmente para divertir o público com um humor ácido. O trailer, o nome do filme e a própria capa do filme já revela o estilo e o tipo de humor "dark", assiste quem gosta desse tipo de humor, que não gosta, não pode falar que não sabia como o filme seria antes de assisti-lo. Sempre valorizei as críticas do omelete, mas essa foi horrível.

adorei a mensagem, ela alimenta liberdade de expressão real, melhor filme

Camila Sousa deve ser um porre no dia a dia, hein!?

O importante para ser do site omelete é ser branco e racista.

Ela tinha que escrever algo, quarta feira 21 hrs, queria ir embora logo tinha uma balada e, para ser linda pras "migas" escreveu o que elas queriam ler, isto se não tiver uma pitada política vide o "repórter" que se F... em matéria do lançamento do filme falando mais imbecilidades que a Dilma, saiu com a cara destruída e perdeu o emprego. Deixem as pessoas honestas trabalharem e valorizemos estas e, não mais ofertemos oferendas àos falsos, velhos, desgastados e corrompidos deuses como Caetano, Chico e o que representam e norteiam este tipo de comentário acima que, finalmente, as pessoas enxergaram de quem se tratam e como funciona... Danilão, continue firme e forte na correria gerando muito emprego e renda no Brasil, para brasileiros!! arewe!!

Desculpa mas as piadas desse filme não são para mulheres, mesmo pq elas não acham, em sua maioria, graça nessas atitudes que o filme mostra. Então acho que, com todo respeito a Camila que fez a crítica, a critica seria melhor se fosse feita pelo Hessel ou pelo Erico.

Te digo deste ano Bingo o rei das manhãs

Velho coitado de ti acho que o dinheiro gasto por ti dava pra fazer seu cachorro ou gato feliz se tivesse comprado a ração deles viu.kkkk

Ó Pai Ó é muito muito melhor que esse filme. Me poupe, se poupe, nos poupe

Aliás, a única coisa que o Gentili sabe na vida é ofender os outros.

A única mensagem que esse filme passa é: faça piada do que quiser, independente da pessoa se ofender, se sentir oprimida e ficar chateada.

Caraca e galera, quando tiverem um tempo confiram: rezenhando.wordpress.com - O Blog reZenhando tem "rezenhas" críticas mais sóbrias que do Hessel!!!

Isso é uma crítica ou uma lição de moral de como é a vida?

tudo é parcial amigo. Não existe imparialidade.

Chola mais que tá pouco. Fake covarde que não bota a cara nem um nome de verdade. O pessoal do Omelete é mais honesto. Põem os nomes e a cara a tapa. Adeus.

NÃO. aceita danilete

O Omelete merece. Pediram pra isso. Crítica tendenciosa, como denunciado em inúmeros comentários.

Cara, filmes sobre "a primeira vez dos caras" era comum nos EUA desde os anos 1980. Como filmes como A Primeira Transa de Jonathan e a saga Porky's.

Nem a Marvel leva mais a sério suas cenas pós-créditos. Vide a do Spider-Man Homecoming com Steve Rogers.

Que crítica parcial... "O grande problema do filme é a sua mensagem questionável. " Dois parágrafos inteiros sobre lição de moral, em um filme de humor... Crítica de filme baseada em convicção ideológica dá nisso: análise rasa! Gostaria muito que o Hessel tivesse feito essa crítica, ia ser interessante ver a análise "imparcial" dele.

Me diga 5 filmes brasileiros que você acha bom e vamos ver se o seu comentário é digno de uma resposta.

Cara.. Não adianta discutir... É mais fácil vc levantar as sobrancelhas, fazer cara de espanto e dizer: "Huuuuum! Entendi!!!" Geração Pipa no Ventilador não adianta discutir.

olhaa anta bolsominion

kkkkkkk...ah sim! Porque os programas e novelas da globo que ele presta o papel são ótimos! hahahahahah...Ele é um cara que só faz coisas de qualidade! kkkkkkkkkkk... Tipo Esquenta, Ó Pai ó, Encontro, Novela das 6/7/8...só trabalhos de qualidade para o nível brasileiro...

Uma pessoa que entenda minimamente de teoria em Cinema sabe que Cinema não é arte onde se tem que passar mensagens. Cinema é uma obra audiovisual fechada em si e ponto, não tem que fazer refletir sobre a vida! Tem um vídeo do omeletetv sobre o Dunkirk em que o Hessel e uma moça, não sei se essa tal de Camila, falam que o filme não é obra de arte pq não faz transcender os espectadores, e que quem chama de obra de arte não entende nada de cinema (eles usaram essas palavras). Aí eu fico pensando q o Hitchcock, Orson, Spielberg e outros diretores de talento são uns zés-ninguém pq fazem filmes apenas pelo domínio e evolução técnica, muito pouco, ou nem um pouco, preocupados com transcender, com mensagens filosóficas.

Não sou parente dele e obrigado pelo abraço hehehe

Na boa amigo, vc só pode ser parente dele kkkk. Abraço e passar bem.

sacrilégio? Ferris: Life moves pretty fast. If you don't stop and look around once in a while, you could miss it. Eu assisti ao filme no cinema e o personagem do Danilio Gentili diz algo parecido com essa frase no filme "Pare um pouco com o que está fazendo e vá se divertir"

Mensagem?? Tá falando sério? Querer comparar este filme com Curtindo a Vida é um sacrilégio. Ou vc não viu o filme ou é parente de um dos atores. Medíocre, com piadas sem graça e de mal gosto. Pra vc ter ideia, teve gente que saiu no meio do filme.

Se estiver falando do É Fada aí concordo

A mensagem do filme não é fútil você que não entendeu A primeira mensagem que você não entendeu é a mesma do Curtindo a Vida Adoidado: Pare um pouco com a sua rotina sufocante e vá se divertir. A segunda mensagem do filme que você não entendeu: seja feliz sendo você mesmo fazendo aquilo que você gosta. E a terceira mensagem do filme que você não entendeu: pra evitar que te botem apelido você tem que primeiro rir de si mesmo (no livro e no filme o próprio Danilo Gentili faz piada de si mesmo). Onde tem futilidade nisso? Sinceramente na minha opinião filme feito para os padrões adolescentes com piada fraca e forçada é o É Fada onde até o trailer entrega isso

Filme de besteirol, acabei de assistir e dei boas risadas durante a seção.

Pessoal reclama do Omelete comentar a mensagem do filme dizendo "humor é pra fazer rir e etc". Gente, vocês querem o que? É óbvio que um filme de humor é pra fazer rir. Mas se a crítica for só, "o filme faz ou não faz rir", não dá nem um parágrafo. O público pode se limitar a dizer se foi engraçado ou não, mas é papel do crítico analisar a mensagem do filme e suas consequências. Ou vão analisar o que? A estrutura? A técnica dos atores? A iluminação? Vai ficar na punheta estruturalista da década de 1970-80, a arte pela arte, analisando linguagem e técnica? Ninguém sequer ia entender (a não ser estudantes de cinema e semiótica).

Um filme idiota, com uma mensagem fútil. Totalperda de tempo.

O objetivo do filme era atingir o público adolescente, mesmo assim fracassou com piadas infantiloides alem da conta.

Você ainda teve sorte. Eu acabei pagando para assistir aquela porcaria.

Piadas forçadas e sem graça, até mesmo para os padroes adolescentes (publico alvo do filme). Realmente, a mensagem é fútil, tentando mostrar que escola não é tão importante. Perda de tempo e dinheiro.

Realmente é patologia quando o desfavorecido intelectualmente insiste no seu grunhido.

Então, é um "Curtindo a vida adoidado" com conotação sexual? Naquele, eram apenas adolescentes cabulando um dia de aula. Neste, pelo que vi no trailer, os meninos procuram um cara mulherengo e folgado, para aprenderem a ser os piores alunos da escola...

Estava no shopping e quase levei minha filha de 12 anos para assistir... Ainda bem que o horário disponivel era para a noite, e acabamos não indo... me arrependeria amargamente... Humor não precisa ser escrachado, avacalhado...

Ainda? Sente-se melhor após projetar seus problemas de autoestima contra minha graduação? Tudo bem, sempre fico feliz em ajudar as pessoas. Já que você está tão curioso com esse assunto, eu nunca prestei o vestibular da UNIP, prestei o ENEM e ganhei bolsa. Ela é uma universidade que trabalha com volume e por isso não tem prestígio mesmo, mas não se preocupe, o Freud que estudei lá é o mesmo que em qualquer outra universidade, além de não ser nada que não possa ser melhorado com meu mestrado em uma instituição de prestígio. Agradeço seu interessa na minha graduação senhor, melhoras, e passar bem.

Assim brada o sujeito cuja inteligência se limita a passar no vestibular de universidade na qual até um chimpanzé bem treinado passaria. Limitado intelectual que se intromete numa discussão que não é com ele e resolve vomitar as bobagens que ouviu no seu curso de 5ª categoria, externando sua necessidade de ser visto e lido, tamanha deve ser sua carência e necessidade de suprir o ego ferido em razão de neurônios que tem dificuldade em realizar sinapse. De novo, discutir com indivíduo desses é dar pérolas aos porcos.

acho que comédia que tem mais esse tipo de piadas de tio do "pavê" são as da Globo Filmes. Mas eu fiquei satisfeito com o filme. Aliás a trilha é ótima

Hahahahahahahahaa. Obrigado, você está exemplificando exatamente o tipo de maluco que eu estava me referindo. O indivíduo que por uma divergência supérflua perde o tempo de ir fuçar nas redes sociais de um total desconhecido. Entretanto, você foi além e mostrou traços de infelicidade, insegurança e inadequação ao meio, tendo a necessidade de inferiorizar os outros para se sentir bem, além de infantilidade. Você também demonstra uma tremenda ignorância sobre desenvolvimento intelectual e cognitivo por achar que a universidade que estudo serve para avaliar esses aspectos. Não lembro, mas devo ter feito esses comentários sobre a torcida corintiana sim. Cometo erros e os reconheço, ao invés de ir nas redes sociais de um estranho encontrar formas de justificá-los ou desviar a atenção deles. Embora você deva ter procurado bastante pois deixei de acompanhar futebol há alguns anos, o que reforça o que eu disse antes. Outro erro foi prolongar essa discussão, vim aqui falar sobre o filme, então, passar bem.

Pobre menino... Já tirou fotos no interior de um balão? Se quiser, aumente minha foto, dá para ver meu rosto. Mas, quer ver meu rosto com muita clareza, entre na minha página no Facebook, ou no Google, é fácil, no Disqus fica o link, assim como tem para o seu perfil no Facebook, que mostra que você estuda Psicologia na “brilhante” UNIP, ou seja, é para rir, bastante com a notória incapacidade intelectual e cognitiva. Só por isso, paro por aqui, chega de dar pérolas aos porcos. Ah, e não fale de qualquer preconceito ou coisa e tal, tem frase sua dizendo que a torcida do corinthians é comporta por criminosos, mencionando inclusive que em dia de jogo desta equipe é preciso ficar alerta e com acesso ao 190...

https://www.youtube.com/watch?v=dDZcA3Ut5Mo

Não acho que o Lázaro Ramos se prestaria a esse papel, antes de tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=3GFDfaxADRk

X-Files: I want to believe.

Uau, disse o sujeito que usa uma foto de perfil que não permite visualizar seu rosto. Denegrir o filme? Ela expressou uma opinião sobre um produto que está sendo exposto na mídia, como consumidora ela tem esse direito, e não tem nada demais. De fato usar imagem de terceiros sem autorização não é legal. Entretanto, usar um perfil fake para emitir uma opinião não significa necessariamente covardia ou más intenções. Existe muita gente maluca na internet que não consegue tolerar uma opinião contrária. Por exemplo, já vi casos em que o sujeito não gostou do comentário que uma mulher fez no Disqus, e através de seu nome e foto ele a localizou em suas redes sociais e passou a ofende-la por lá. Alguns usam fake para evitar esses malucos, aqui mesmo é possível encontrar alguns. Além de que vários outros perfis fakes ou sem identificação comentaram aqui, curiosamente você veio atacar o que não gostou do filme, os que elogiaram tudo bem hahaha

ta

Parabéns.

Você está louca, querida.

Gostei pra caramba! Filme de comédia tem que fazer rir, e eu dei boas gargalhadas com esse filme.

Nicolas Dias, vou lhe esclarecer coisas básicas, que já deveria saber se chegou a idade adulta: Usar perfil fake para criticar é no mínimo covardia, e usar imagens de terceiros sem autorização desta é crime, regulado por lei específica. Tem outro “crimezinho” aí embutido: falsidade ideológica. Só por ai já temos inúmeros problemas. Pessoas covardes que se escondem nunca tem boas intenções, ainda que o texto não tenha sido agressivo, visou denegrir o filme - quem quer fazer crítica embasada e séria não tem motivos para se esconder. Portanto, além do comentário do perfil fake a ser desprezado, um adulto que não sabe minimamente regras básicas da base legal de seu país também é de ser desprezado.

O elenco fez um bom trabalho, mas a direção é mediana e o roteiro fraquíssimo, sendo que a maioria das piadas parecem ter saído do repertório do tio chato que faz a piada do "pavê". Dei duas ou três risadas no máximo, dois ovos estão de bom tamanho e olhe lá. Apesar de ter achado o filme ruim, a crítica foi rasa, poderia ter explorado mais as falhas nos aspectos técnicos do filme, assim, teriam justificado melhor apenas dois ovos, o que evitaria a choradeira do "mimimi a avaliação é ruim só porque é o Gentili, e tem viés político mimimi". Ps: Homenagem aos clássicos dos anos 80? Hahahaha vocês estão de zueira só pode.

E daí que ela usa um perfil fake? Ela não está se escondendo atrás de um fake para brincar de troll e sair distribuindo ofensas por aí. Ela fez um comentário visando exclusivamente os aspectos do filme, sendo irrelevante o nome e foto que ela usa. Passível de desprezo foi o seu comentário, que ao invés de refutar os motivos que a fizeram classificar o filme como ruim, passou para um ataque pessoal. ¯\_(ツ)_/¯

Você que deveria, você é comunista. Comunismo não funciona, você acredita que funciona. Tenho pena de você.

Procura ajuda psicológica, miga.

Vocês vivem usando o modelo nórdico como referência para onde o socialismo deu certo. http://www.infomoney.com.br/blogs/economia-e-politica/economia-com-renata-barreto/post/5311741/nao-confunda-modelo-nordico-com-socialista

OI?

A mesma coisa vale para onde o socialismo deu certo.

Imaginário não conta.

Aí já se enganou.

agora pouco na live no facebook o próprio Danilo Gentili se comparou com o Adam Sandler dizendo que quando está atuando é como o Adam Sandler atuando sendo ele mesmo. Então o filme é mais ou menos isso um filme mediano do Adam Sandler hehehe

E aposto que nem amigos.

Eu não tenho WhatsApp,

Hahahaha vai lá ler as notícias de whatsapp, gata.

Nossa, que canalha.

Nossa, que nervosa.

Sobre você, que é esquerdista.

Tá falando sobre você mesmo?

Melhor ter um cérebro limitado do que ter um cérebro de jumento e seguir uma ideologia política assassina e mentirosa.

A pessoa usa um perfil fake para se manifestar, sendo, portanto, passível de desprezo. Pior, não somente usa nome falso mas também a foto de outrem. De toda forma, a opinião é tão patética quanto da youtuber que ela “furtou” nome e foto.

Meio boca suja esta “curiosa” para ser “gospel”, não?! Mais uma que está aqui para atacar a pessoa, o comediante, e não para falar seriamente ser um filme. Eita patrulhinha ideológica doente...

Só tem isso agora. Crítica com viés político. Contrataram militantes políticos ao invés de "críticos".

Criança mimada que tá de mimimi porque o Danilo Gentili não é do lado político dela.

Sempre! E eles contrataram uns militantes de esquerda que dá nojo. Só serve o lado deles da moeda. Até em filmes.

Sem esquecer os vídeos de gameplay com o Borgo e o Gentili. Mas parece que o posicionamento político do Danilo não agrada os novos empregados esquerdistas do omeleft.

Com certeza, seu cérebro é limitado.

Sabia que o problema pra você era o danilo gentili...afff

O problema para eles é que é um filme com o Danilo Gentili. Se fosse um idiota útil tipo Lazaro Ramos, seria o melhor filme de comédia do mundo.

Omeleft sendo omeleft...Parece que os novos estagiários escalados para fazerem críticas não sabem o que é um filme comédia. Mas filmes como Vizinhos trazem muita reflexão para as nossas vidas, não é mesmo? Ou será que o problema do filme é porque tem o Danilo Gentili, o terror dos esquerdas e politicamente corretos. Omelete só caindo.

Achei a critica do Omelete pertinente, focando apenas nas questões do filme.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus