, , , , , , , , , , , ,

A Morte Te Dá Parabéns

Happy Death Day
 A Morte Te Dá Parabéns
(Ótimo)

Terror

  • Estreia: 12 de Outubro de 2017
  • País / Ano de Produção: EUA / 2017
  • Duração: 94 min.

A Morte Te Dá Parabéns - Crítica

Mistura improvável de Feitiço do Tempo e Pânico, filme acerta ao ressuscitar fórmula de terror divertido dos anos 2000

Mostrar uma pessoa presa no tempo, revivendo as mesmas 24 horas dia após dia não é algo exatamente inédito no cinema - já foi visto desde o genial Feitiço do Tempo, com Bill Murray, até o drama de guerra No Limite do Amanhã. Mostrar jovens fugindo desesperadamente de um assassino implacável também não é uma novidade - a lista do subgênero, conhecido como slasher movies, vai desde o icônico Sexta-Feira 13 até o tão icônico quanto Pânico. O mérito de A Morte Te Dá Parabéns está em conseguir misturar as duas coisas sem a arrogância de se levar mais a sério do que o necessário, entregando, assim, um filme de terror essencialmente divertido, do tipo que se tornou raro desde o fim da ótima safra entre o fim dos anos 1990 e a primeira metade dos anos 2000.

No novo filme dirigido por Christopher Landon, uma jovem universitária chamada Tree (Jessica Rothe) morre de uma forma assustadora - o filme brinca com diversos clichês dos filmes de terror de forma espontânea - e acorda novamente na manhã do dia em que morreu. Em um primeiro momento, ela pensa estar vivendo um grande déjà-vu, mas logo percebe que as coisas são mais sérias, embarcando em uma jornada para descobrir a identidade do assassino e conseguir, assim, se libertar desse fluxo de repetições. Ainda que a trama não exija muito esforço intelectual para ser entendida, o roteiro emprega bem artifícios para distrair o espectador do foco e gerar a sensação de elemento surpresa. Sem muito esforço, A Morte Te Dá Parabéns faz um bom trabalho nesse sentido.

Landon tem experiência em reviver das cinzas cenários cinematográficos do terror - ele fez a mesma coisa ao trabalhar o found footage popularizado por A Bruxa de Blair em três longas da franquia Atividade Paranormal. Há um mérito também do produtor Jason Blum, fundador da Blumhouse Productions, que de forma notável se mostra disposto a apostar em experimentações no gênero de filmes. A produtora é responsável por sucessos como Corra! e vários outros filmes de terror, como Ouija e sua continuação Ouija: Origem Do Mal, O Presente e os três longas da franquia Sobrenatural.

Um tendência que se tornou regra nos últimos anos é a de que para fazer humor em filmes de terror é preciso apelar para situações escatológicas: a graça precisa vir de litros de sangue esguichando, de tripas pulando para fora de corpos e situações gore que testam o estômago de quem está assistindo. A Morte Te Dá Parabéns surpreendentemente foge desse tipo de lugar comum, investindo muito mais na sonoplastia exagerada e em clichês baseados em técnicas de iluminação para dar sustos divertidos no espectador. A comédia vem muito também da dinâmica de redenção de de Tree, que começa o longa sendo algo próximo da Regina George de Meninas Malvadas e vai se tornando uma pessoa melhor com as adversidades.

É claro, algumas coisinhas poderiam ter recebido um acabamento melhor. Por exemplo: há um momento em que a protagonista descobre que, de alguma forma, as sucessivas mortes afetam sua saúde. Isso acaba ficando meio perdido na trama, já que em dada hora a informação soa como algo importante e em seguida parece ser absolutamente ignorado - a única função disso é mostrar para Tree que, ao contrário do que ela pensava, não há todo o tempo do mundo para resolver sua situação. Outra coisa que fica mal trabalhada é que o filme abre mão de introduzir um elemento que justifique entrada da jovem nesse ciclo de repetições, deixando o evento incomum como obra do acaso.

É bom ver um filme de terror inocente, sem pretensões infrutíferas de inaugurar uma nova era do gênero, voltando às telas do cinema. Geralmente, filmes que aceitam a missão de fazer uma miscelânea de gêneros muito distantes acabam ficando uma bagunça - nesse caso de A Morte Te Dá Parabéns, há a trama universitária norte-americana, o terror dos slasher movies e a comédia inocente de Feitiço do Tempo. O novo longa de Landon, ao contrário, realiza essa mistura de forma organizada e despretensiosa, fazendo o espectador relembrar que é possível dar boas risadas em longas de terror e sair leve da sala do cinema mesmo após ver uma jovem inocente morrendo das mais diversas maneiras.

O filme é de terror aparentemente mais com um leve toque de diversão de algo tão temido como a MORTE. O roteiro leva o espectador a acompanhar atento o desenrolar do longa, se prestar atenção no filme ele ensina uma lição valiosa: Só temos o hoje. A menina teve que apreender morrendo várias vezes que não é melhor que ninguém, que devia ser mais carinhosa com as pessoas ao seu redor, amar mais, respeitar e ser feliz como se fosse o último dia de sua vida. Muito bom o filme, Recomendo

"Outra coisa que fica mal trabalhada é que o filme abre mão de introduzir um elemento que justifique entrada da jovem nesse ciclo de repetições..." Só isso que achei ruim. De resto achei bem divertido com algumas liçãozinhas de vida pra refletir. Valeu o ingresso!

www.imdb.com

Por favor, confirmem uma informação: o roteirista desse filme não é o Scott Lobdell??

2:22 ; Before I Go; Naked.

Depois do Oscar de melhor filme que Corra! deve ganhar, vamos ser massacrados por filmes de terror, mais do que fomos depois do sucesso de Jigsaw.

Não, realmente ficou uma bosta!

Só porque vc não curtiu, isso ta longe de significar que o filme é uma bosta. Fica a dica.

Então Júlio, para mim não existe filme perfeito, uns acertam mais, outros menos. Esse filme realmente não atentou muito para os detalhes, apesar disso é um filme que prende demais sua atenção e te envolve. A personagem do início e a do final parecem ser duas pessoas totalmente diferentes. Uma bela atuação da atriz Jessica Rothe. E uma bela reflexão que o filme apresentou.

Eu assisti o filme ontem. Tava sem expectativa nenhuma, mas no fim acabei curtindo pra caramba. Muito bom mesmo. Recomendo.

Pagaram pra vocês falar tão bem assim do filme?

Blade Runner é uma bosta amigo. Pelo menos eu não curti.

Filme de sessão da tarde, não gastaria quase 30 reais pra ver um filme desses no cinema, gastaria pra assistir o Blade Runner por curiosidade, mas o Cinemark fez o favor de boicotar o filme, então vou baixar no Pirate Bay quando sair o Bluray.

Assisti ontem excelente, atriz sai de um extremo a outro e ainda emociona, grande atuação da Jessica Rothe , já abertura me ganhou pela criatividade, com ainda boas reviravoltas , brincando com os clichês e fazendo citações a clássicos do genero.

Tomar o filme A Morte te da parabéns como ótimo é um tanto quanto exagerado. Mas, podemos considerar um filme bom para regular com tranquilidade. Ainda que o roteiro um tanto quanto forçado seja um dos problemas do filme. Da para curtir.

Achei mais engraçado que o filme do Gentili

dai esse filme falam bem né, mas quando é um filme diferente de tudo que já foi feito, dai detonam

in the club 50 cent

essa musica toca quando o pai dela liga obs: não é a musica do trailer é outra musica

galera no filme o celular da menina toca uma musica de chamada no bem legal como é o nome dessa musica alguém sabe por favor ?

Esse filme não é terror, passa longe disso.

Filme bom. Assisti ontem. O público curtiu. A virada final é sensacional.

Melhor filme do ano...muito shooow. Super recomendo. Acompanho todos os lançamentos e este filme me surpreendeu, até que enfim um "EXCELENTE" filme na minha opinião. Tem um pouco de comédia, terror, suspense, ação, tudo na medida certa. Além disso, ainda faz você refletir sobre a vida!

falou e disse

Sim, eu concordo com você. Opinião própria é essencial. Mas novamente, eu não vou perder tempo assistindo um filme que foi dito como ruim ou regular pela MAIOR PARTE das críticos e dos públicos. Ênfase na maior parte, pois concordo que ter apenas uma base para assistir ou não é ridículo. Falei que reservo esse argumento apenas para filmes que dividem o público. Dois exemplos: o excelente Martyrs, de 2008, cuja aprovação no Rotten é de 53% e 68% da crítica e do público, respectivamente. Vi pessoas cujas opiniões eu respeito, e muitas vezes concordo, falando tanto bem como mal do filme. Assisti pra tirar minha própria conclusão e amei. Um exemplo mais recente é mã3!, que ainda não assisti, mas a situação é a mesma do anterior. Quando puder vou assistí-lo com certeza. O que eu estou querendo dizer é que não vou perder MEU tempo assistindo um filme que foi dito como RUIM pela esmagadora maioria simplesmente pra "ter uma opinião". É por isso que até hoje nunca li e assisti 50 Tons de Cinza. Prefiro gastar meu tempo com algo cuja qualidade é muito mais garantida. Isso se chama filtração.

Muito melhor msm assistir em ksa.

Só assistindo pra saber, amore.

Não concordo, o que é regular pra mim não pode ser pra vc. Com isso vc só reforça cada vez mais que é uma "maria vai com as outras". Ter opinião própria é muito melhor do que ir pela opiniões dos outros. Sempre no final o que vai valer é a sua opinião.

Esse é terror, pode ser que seja melhorzinho... inho

Antes que eu vá é uma porcaria.... Será que esse é igual?

Surpreso

Fui assistir não sabia nem o titulo (Não tinha oq eu queria assistir acabei vendo qualquer um) kkk Foi uma grata surpresa

Quando eu vi o trailer, eu tive plena certeza se tratar de uma comédia.

Fiquei com vontade de ver o filme pelos trailers. Mas li coisas nessa crítica que gostaria de não ter lido :/ Vai tirar um pouco do impacto do filme pra mim, mas beleza.

Não faz muito tempo que a crítica metia o pau nos filmes estilo "pânico", e no auge do estilo a critica foi bem injusta com alguns poucos filmes...depois veio a onda dos "found footage" enquanto os filmes de serial killers de adolescentes respiravam. Dai, eis que surge a critica dizendo: "É bom ver um filme de terror inocente, sem pretensões infrutíferas de inaugurar uma nova era do gênero, voltando às telas do cinema." Ou seja, mais um filmeco de serial killer matando adolecentes (uma adolescente no caso)...em outras palavras, mais do mesmo. Aposto que se este filmes tivesse sido lançado na época "da onda" do estilo levaria uma crítica e nota bem ingrata. A diferença em questão é que um tempo de respiro fez bem para o humor dos críticos.

Esse filme é uma grande bosta fumegante

ah, é isso ae, man. cada um na sua

E os vários filmes que não possuem um consenso geral?? Geralmente são os melhores. Eu não caio nessas armadilhas de média da críticas pq meu gosto geralmente varia da média.

para mim o filme sobrenatural (Insiduous - 2010) chegou para marcar uma nova era muito boa para o terror. A partir dele lançaram filmes com historias paralelas boas, alem da continuação do mesmo. Esse "a morte te da parabéns", pelo trailer, tem mais cara de comedia do que terror... mas estou curioso para assistir.

Tem um mais antigo que se chama 'Meia Noite e Um" com Matin Landau. Igualmente bom!

tem um que é uma grande e divertida bobagem; "Precoce".

claro q eu não me refiro a cada crítico. me refiro ao consenso geral. eu tenho minha opinião sobre cada elemento do filme, mas geralmente, se eu gostei ou não bate certinho com o consenso geral

O trailer me chamou atenção, fiquei curioso, e é bom ver uma critica positiva pois me motiva mais a ir ver. Mas no trailer eu já fiquei com uma pulga atrás da orelha, que se o plot do filme for fraco toda a ideia iria por água abaixo. Acredito que vale o risco.

Vcs falam como se a crítica fosse uma pessoa tipo a Senhora Crítica kkkkkkkk Nem os críticos concordam entre si como vc tem o mesmo gosto da crítica.

Mas, a pessoa que costuma ver criticas de cinema sabe aquelas que são mais parecidas com o gosto dela

Sim, esse eu não vi, teve um de um casal tmb.

Nu da netflix é um deles

Bah agora que vi o trailler desse filme, e pior que é verdade. Vi um filme que era sobre isso também, ela vivendo sempre o mesmo dia, mas era drama . Agora achei o primeiro: " Antes que eu vá"

Aquele que ela repete sempre o mesmo dia?

Não lembro os.nome, só se pesquisa aí q vc acha. Mas tudo ruim, só vi os da mina na estrada.

Se o filme é tudo isso mesmo, então o marketing foi mal executado, pois o trailer é bem mais ou menos.

Não lembro os nomes, só se pesquisa aí q vc acha.

Quais???

????? vi não. Quais?

Não achei nada de mais qdo vi o trailer..parece mais do mesmo...e filme de terror bom,não é aquele em que se sai mais leve por ter dado tantas risadas e sim tenso e angustiado!!!

"É bom ver um filme de terror inocente, sem pretensões infrutíferas de inaugurar uma nova era do gênero, voltando às telas do cinema." Creio que nem seja culpa dos idealizadores, mas sim dos estúdios... filmes, hoje, no geral, têm que ser sempre o "melhor do gênero" ou "o mais caro" ou "com o mais revolucionário efeito especial" e etc... isso cansa!!! Tem que contar um boa história e pronto... tem que ter essência!!! Senão fica tipo esse bando de filme vazio da Universal e seu "Dark Universe"... só fazendo alarde e nada mais!!!

Verdade! , eu achei o "Get Out" esse ano muito bom! fico muito feliz de ver o gênero recebendo tantos filmes bons, e saindo da fase "gore" de O Albergue/Jogos Mortais que teve(que na minha opinião desgraçou a categoria em geral)

Vi o trailer e fiquei bastante curioso, q bom q o filme esta indo bem

Parece divertido, mas a suspensão de descrença tem que ser bem grande...

Concordo! Amei o Evil Dead, gostava de uma sequência, mas o realizador prefere realizar o Don't Breathe 2 (também gostei muito desse filme mas não acho que mereça continuação).

Huahuah sim

Desde 2013 estamos tendo filmes marcantes de terror, pra mim o novo Evil Dead entra fácil numa lista dos melhores da década.

Mas você também ter que ser muito idi0ta pra ver um filme que foi dito como regular ou ruim pela maioria dos críticos e do público. Você não precisa assistir tudo só pra ter uma opinião. Filtrar o que você assiste também é uma boa ideia. Reservo esse argumento pra filmes um pouco mais polêmicos e que de fato dividem ambos os lados.

Esse ano teve uns 3 filme desse q a pessoa morre e acorda.

A uns 3 anos o terror ta tendo filmes de qualidade, o terror voltou.

Eu ía assistir ao filme de qualquer jeito e agora, estranhamente, ganhando 4 ovos?! Ainda bem que não assisti a nenhum trailer! Embora eu tenha um certo receio com filmes bem avaliados... =x

Típico trailer que bate aquela curiosidade.

Sacumé, tá muito caro ir nos cinemas, pra se decepcionar posso fazer de graça via TV ou streaming...

mas e se o meu gosto for igual ao da crítica? tipo, não vou pedir pra um funkeiro me indicar música boa, né não?

Acho que estamos vivendo uma nova era de ouro para o cinema de horror. Só este ano diversas produções foram elogiadas pela critica e público. Isso é muito bom.

Não, filme bom é aquele que vc msm pode avaliar se é bom ou ruim. bjs

pois é, né. filme bom mesmo é aquele q é criticado negativamente até o talo

Desde que eu vi o trailer tive um sentimento que seria um filme no mínimo bacana. A Blumhouse e New Line estão afiadas com o gênero!

Já vi que só assiste filme se for bem nas criticas.

Pela primeira vez que vi o trailer eu lembrei direto de um episódio de Supernatural que o Dean morre toda hora kkkkkk. O filme realmente parece ser interessante.

Quatro ovos? Agora fiquei curioso...

O trailer é MUUUUITO bom.

nem sabia desse filme até hoje. fiquei curioso e contente com essa crítica. se pá deve ser muito massa

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus