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Tomb Raider: A Origem | Como o filme misturará os dois jogos do reboot para criar algo novo

Longa estrelado por Alicia Vikander traz história inédita com elementos dos games recentes

18.01.2018, às 18H14.
Atualizada em 18.01.2018, ÀS 21H17

[Cuidado! Possíveis spoilers de Tomb Raider (2013) e Rise of the Tomb Raider (2015) abaixo]

A Warner Bros. Pictures divulgou um novo trailer de Tomb Raider: A Origem. Além de mostrar mais cenas de ação e perigos que a protagonista de Alicia Vikander (Ex Machina) enfrentará, o que chama a atenção são alguns momentos de similaridade com os jogos mais recentes, desenvolvidos pela Crystal Dinamics. Assim, talvez seja possível pegar mais detalhes da ambientação e das mudanças do longa.

Rise of the Tomb Raider/Tomb Raider/Divulgação

É certo que o filme se baseará na era pós-reboot de Tomb Raider, que se iniciou em 2013 no Xbox 360, PlayStation 3 e PC - agora disponível em várias outras plataformas. O game apresenta uma nova versão de Croft: ao invés da aventureira durona das épocas do PlayStation 1, a exploradora agora é uma jovem adulta recém saída da universidade em expedição para o Mar do Diabo, em busca do reino perdido de Yamatai. As coisas dão errado, e Lara passa por uma jornada que a ensina como ser uma sobrevivente.

A Origem puxa grande parte dos elementos desse primeiro jogo e até reconstrói muitas de suas cenas. Já no quesito de narrativa o longa parece se inspirar em Rise of the Tomb Raider, lançado em 2015 exclusivamente para o Xbox One e mais tarde para o PC e PlayStation 4. Nele, Croft já é uma sobrevivente movida pelo desejo de limpar o nome de seu pai ao invés de caçar uma aventura, como no antecessor.

A relação entre Lara Croft e seu pai Richard Croft mostra a influência de Rise of the Tomb Raider

Tomb Raider: A Origem/Reprodução

O filme parece que combinará elementos de ambos: a história se passará nas ilhas do Mar do Diabo, mas mostrará Lara em busca de pistas deixadas por Richard Croft (Dominic West). Além disso, os flashbacks, as cenas da jovem em Londres e as mensagens de vídeo deixadas por Richard são todos elementos de Rise.

A mistura fica mais evidente no antagonista: Mathias Volgel, vivido por Walton Goggins, compartilha seu nome e passado trágico com o vilão do primeiro jogo. Já a Trinidade, organização citada no trailer, só é introduzida na sequência e sequer tem relação com Mathias. Dessa forma, o personagem de Goggins também incorpora elementos de Konstantin, o agente de campo da Trinidade no segundo game. Isso fica claro na cena onde Volgel ordena que uma tumba seja aberta, um dos momentos iniciais de Rise.

Dito isso, a narrativa parece ser o único elemento tirado do jogo de 2015. Muitas das cenas de ação são reconstruções de momentos de Tomb Raider: o pulo no navio afundando, Lara agarrada à asa de avião na cachoeira, o paraquedas pela floresta, etc.

Mathias Volgel (esq.) combina história de Mathias, de Tomb Raider, com a profissão de Konstantin (dir.), de Rise of the Tomb Raider

Tomb Raider: A Origem/Tomb Raider/Rise of the Tomb Raider/Reprodução

Dessa forma, Tomb Raider: A Origem não é uma adaptação de qualquer um dos games, e sim uma mistura de ambos. Ao invés de simplesmente copiar algo que já existe, a produção parece ter escolhido diversos elementos para criar uma história mais apropriada para o cinema - tanto visualmente quanto em termos de roteiro. Resta ver se essa combinação fará algum sentido ou se o longa ficará se parecendo um emaranhado desconexo de referências.

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