Festival de Cannes | Filme sobre detento que vira mestre de Muay Thai conquista o evento

Em ano repleto de thrillers de ação, A Prayer Before Dawn recria a lenda do lutador Billy Moore

Poucos são os festivais que dão bola para filmes de ação. Mas este ano, o gênero se faz presente em diferentes setores de Cannes, seja na forma de filme de samurai – caso da aclamada versão de Takashi Miike para o manga Blade of the Immortal -, seja na forma de thrillers políticos, como comprova um dos mais controversos candidatos à Palma de Ouro exibidos até aqui, o húngaro Jupiter’s Moon. Porém, na linha “filme de porrada”, nada na Croisette este ano vem mobilizando mais e melhores apostas do que A Prayer Before Dawn, do francês Jean-Stéphane Sauvaire, do cult Johnny Mad Dog (2008). Com sessão aqui à meia-noite, este drama de artes marciais resgata uma historia real polêmica na Europa e revivida pelo ator Joe Cole, das séries The Hours eSkins.

Cole assume o papel de Billy Moore, um ex-viciado em drogas da Inglaterra que passa uma temporada em uma das mais violentas prisões da Tailândia e ali aprende a lutar muay thai, tornando-se um campeão. O filme, com cenas de combate arrebatadoras, é baseada nas memorias de Moore, que também atua.   

O próximo da fila da pancadaria na Croisette é Merciless, de Byun Sung-Hyun, maracdo para 25 de maio. Cannes é fã de carteirinha do noir coreano. Sempre tem vaga para um thriller sobre o submundo da Coreia. Este promete suspense em doses fartas, num clima à la A Familia Soprano, ao narrar o périplo de um jovem para se tornar o mais valioso integrante de uma organização mafiosa. Para isso, ele precisa se aproximar de um detento que é o mais respeitado de sua cadeia.

Leia mais sobre Festival de Cannes

Esse longa me fez lembrar o estrondoso lutador de muay thai da década de 90, Ramon Dekkers. Sem dúvida um dos maiores, se não o maior lutador do ocidente até aqui, The diamond.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus