Filmes

Crítica

Antes Que Eu Vá | Crítica

Filme adolescente com elementos de Feitiço do Tempo acerta em atuações, mas é raso e previsível

18.05.2017, às 18H09.
Atualizada em 18.05.2017, ÀS 19H01

Ao ler a sinopse de Antes Que Eu Vá, adaptação do livro de Lauren Oliver que chega aos cinemas com a direção de Ry Russo-Young (Caminho Para o Coração), é impossível não fazer um paralelo com Feitiço do Tempo (1993): Samantha (Zoey Deutch) é uma jovem que tem tudo, uma família feliz, amigas divertidas, é popular na escola e namora o garoto mais desejado do lugar. Porém, ela não parece valorizar muito algumas dessas coisas e passa a maior parte do dia com preocupações fúteis. Tudo muda quando um grande acidente de carro acontece, Samantha morre e passa a acordar sempre nesse mesmo dia. O que tira o brilho da trama é o roteiro óbvio de Maria Maggenti (Monte Carlo) e como a história passa por temas importantes, mas não se aprofunda em nenhum deles.

Como era esperado, Samantha não percebe logo de cara o que está acontecendo e são necessários alguns dias até que a jovem entenda que seu destino será sempre o mesmo. Apesar da direção usar alguns recursos para amenizar essa transição, o filme fica arrastado em seu segundo ato, com a protagonista tomando atitudes estranhas que não tem objetivo nenhum dentro da trama e tomam muito tempo de tela.

Nesse momento, por exemplo, Antes Que Eu Vá poderia focar mais na transição da jovem, mostrando sua relação com os pais, com a irmã mais nova e também aprofundar temas da juventude que estão presentes na história, como bullying, vontade de ser aceito, popularidade na escola, etc. Ao invés disso, a trama, que já perdeu tempo em coisas pouco importantes, passa de forma corrida por esses temas, e acabamos sentindo pouca empatia pelos personagens em tela e em como a história de alguns deles se relaciona diretamente com a morte de Samantha.

No meio disso tudo, o longa acerta em alguns poucos momentos de reflexão da protagonista, que são previsíveis, mas passam boas mensagens, e na interação entre o quarteto de amigas, formado por Samantha (Deutch), Lindsay (Halston Sage), Ally (Cynthy Wu) e Elody (Medalion Rahimi).

O desfecho da trama também erra ao acontecer de forma abrupta, deixando o espectador na dúvida se o filme acabou ali, ou se existem mais cenas. O sentimento que fica é que Antes Que Eu Vá tinha muito potencial, mas se perdeu em si mesmo e não será lembrado por muito tempo.

Nota do Crítico
Regular
Antes Que Eu Vá
Before I Fall
Antes Que Eu Vá
Before I Fall

Ano: 2016

País: EUA

Duração: 99 min

Roteiro: Maria Maggenti, Gina Prince-Bythewood

Elenco: Zoey Deutch, Jennifer Beals, Elena Kampouris, Halston Sage

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.