Colunistas

Artigo

Sala dos Roteiristas | Contra os "filmes inteligentes"

Para começar, não me venham com heróis realistas, por favor

05.05.2016, às 12H34.

Antes de tudo, deixe-me apresentar. Meu nome é Lívia, eu ganho a vida como roteirista e adoro filmes e cultura geek. E quando eu digo que adoro filmes e cultura geek é porque eu levo a sério filmes e cultura geek, o que quer dizer que eu não gosto de quase nada dos filmes e coisas geek que eu assisto, o que faz com que as outras pessoas achem que eu odeio filme e cultura geek.

None

E é exatamente por adorar filmes e cultura geek que nada me deixa mais revoltada que "filme inteligente". Por exemplo, Batman do Christopher Nolan. Antes de tudo, como o filme se vende? Sombrio, realista, repleto de frases profundas, cheio de explicações técnicas para tentar justificar as ideias mais estapafúrdias. Quer fazer um Batman realista? Começa não colocando uma fantasia de morcego nele.

E vamos ser francos: ninguém vai ver filme de super-herói no cinema pra encontrar algo verdadeiramente inteligente. Quem quer encontrar algo verdadeiramente inteligente, sei lá, vai ler filosofia kantiana, escutar música clássica ou ver filme do Mizoguchi. Se o cinema hollywoodiano deu certo até hoje, foi exatamente por apostar na total falta de inteligência de seu público.

E não vamos nos enganar, o público de hoje é ainda menos inteligente que o de cinquenta anos atrás. Ou alguém consegue justificar de outra forma os filmes do Iñarritu ficarem aí ganhando Oscar a torto e a direito?

None

Por isso que eu gosto mesmo é de comédia pastelão, daquelas que repetem pela milésima vez a mesma piada. Digamos, alguém recebendo uma torta na cara. A piada pode ser imbecil, o público sabe que ela será imbecil, e ela funciona exatamente por ser imbecil. Não há mentiras, não existem joguetes, ninguém finge ser melhor do que realmente é. Torta na cara representa o cinema hollywoodiano em sua máxima essência, sendo o mais sincero que ele pode ser.

E quando é para ser assim, sinceramente, não tem para ninguém. Existem muito mais méritos em fazer as mesmas piadas imbecis continuarem funcionando por décadas e décadas a fio, mesmo com todas as mudanças de seu público consumidor (e eu, particularmente, devo confessar que amo esse tipo de piada), do que em colocar sempre o mesmo tipinho de música folk no mesmo tipinho de filme indie fofinho achando que está sendo alternativo.

No espectro exatamente oposto ao da natureza sincera das tortas na cara, eis que surge o Christopher Nolan. Ele faz tudo que a aparência de inteligência permite alguém fazer: filme de super-herói realista, filme intergaláctico científico, filme de sonho dentro do sonho dentro do sonho, filme ao contrário, filme espertinho sobre mágico só pra esconder que ele próprio é um grande truque. (E ainda por cima o filme de mágico dele se chama "O Grande Truque".)

É o clássico "me engana que eu gosto": filmes imbecis pretensamente inteligentes para um público também não muito esperto se achar mais inteligente do que é. Desculpem-me a franqueza, mas isso me parece dizer muito sobre hoje em dia.

Pra finalizar, que hoje em dia ninguém tem paciência para ler um "textão" de uma página mas todo mundo tem paciência pra ver filme de três horas do Nolan (eu nunca entenderei a humanidade!), se de um filme de comédia o público quer a torta na cara, de um filme de ação ele quer mesmo, no fundo, as cenas de ação. A quem queremos enganar?

None

E o que são as cenas de ação desses filmes? Um bando de borrão indecifrável, cheio de corte do nada para o nada, com uma edição de som nas alturas para a gente achar que viu alguma coisa quando não viu coisa nenhuma. De fato, é válido você fingir ser inteligente quando não sabe filmar direito nem uma simples cena de pancadaria. Pelo menos isso aí ainda dá para o Nolan aprender.

Enfim, Christopher Nolan, assiste aí uns filmes da era de ouro do cinema (os anos 80) e quando o fizer por favor traz de volta o Van Damme da semi-aposentaria, que para alguma coisa você tem que prestar.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.