Geekidz | Hora de dormir

Filmes

Artigo

Geekidz | Hora de dormir

É preciso de paciência, força de vontade e disciplina de um Batman

04.11.2015, às 11H57.
Atualizada em 18.04.2020, ÀS 16H27

Tenho dois filhos em casa. Um menino cuja “bateria" começa a fraquejar por volta das 20h30 e acorda no dia seguinte às 6h30 (independente do horário de verão ou fuso-horário). E uma menina que se deixar fica acordada até tarde e também não tem hora para acordar. Difícil dizer onde e quando erramos, se é que erramos, ou se é realmente algo da personalidade de cada um deles. Mas uma coisa eles têm em comum: o fato de tentar enrolar o máximo possível na hora de ir para cama. 

E segundo pesquisa feita pela Netflix a que esta coluna teve acesso em primeira mão, as desculpas que aparecem na nossa casa são as mesmas que crianças do México, Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, Austrália e demais casas no Brasil. Segundo o levantamento, os pequenos brasileiros são os que mais conseguem usar suas táticas para ganhar mais uns minutos acordados (52% contra 44% do resto do mundo). 

Por isso, é preciso que nós pais nos policiemos para sermos firmes na hora de dizer que não dá. Afinal, se nós adultos acordamos exaustos depois de uma noite mal dormida, o que dizer dos pequenos. Uma época eu cheguei até a falar que eles precisavam ir dormir para poder crescer, pois é só quando você está sonhando que você cresce. E funcionou algumas vezes. 

Voltando à Netflix, como eles não são bobos e sabem usar os dados que conseguem para o seu bem (e o nosso também), eles se uniram novamente à DreamWorks Animation e criaram uma série de programetes de cinco minutos de duração do desenho Dinotrux (que é bem legal e trata de temas como amizade entre espécies sem ser). Parece ser a dose boa de TV extra para os pequenos que gostam de barganhar “só mais um episódio, vai!”. Vamos ver como isso vai funcionar lá em casa e depois comento por aqui. 

O interessante no estudo é ver que as crianças brasileiras estão entre as que mais usam o “Só mais cinco minutinhos” em suas negociações - 51% contra 42% no resto do mundo. As do México ganharam o título de mais criativas na hora de inventar um motivo para não ir para a cama (60% dos pais mexicanos disseram que concordam com uns minutos a mais quando as desculpas são "fofas"). E enquanto os pais franceses são os que conseguem colocar os filhos na cama na hora certa em 5,1 dias da semana (contra 4,8 dos outros países) e gastando o menor tempo no processo todo (12,3 minutos, contra 17,5 dos demais países), os Estados Unidos têm os piores números, levando quase 20 minutos em média. 

Claro que há casos e casos e que cada noite é uma noite, mas a verdade é que nós temos de ter a paciência, força de vontade e disciplina dignos de um Batman para conseguir criar uma rotina e mantê-la. As crianças precisam disso, mesmo sem saberem. É bom para elas entender que depois que chegam em casa terão de tomar banho, jantar, fazer lição de casa ou eventualmente relaxar um pouco na frente da TV (às vezes é ótimo para dar uma acalmada, confesso!) e um tempo de leitura (ou contação de história) preparando o caminho para a visita de Morpheus. 

E você, quais as táticas que você usa para colocar os pequenos na cama na hora certa? E qual a melhor desculpa que já ouviu? Escreva nos comentários abaixo. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.